Pular para o conteúdo principal

INSS autônomo

INSS autônomo, INSS empregada doméstica. Inscrição INSS contribuinte individual, autônomo, doméstica


Previdência Social extrato


Os benefícios do INSS não se restringem aos trabalhadores com carteira assinada. Trabalhadores autônomos e empresários também podem se inscrever no plano de previdência social do governo, como contribuintes individuais, a fim de garantir sua aposentadoria e até mesmo benefícios como auxílio doença e auxílio acidente.

Quem pode se inscrever como contribuinte individual (autônomo)?

• Pessoas que ainda não possuem PIS/PASEP ou Número de Inscrição do Trabalhador - NIT;
• Pessoas que exercem atividade desde 29/11/99;
• Pessoas que querem filiar-se como segurado facultativo;

→ Mais informações sobre quem pode se inscrever, aqui e aqui.

Vantagens do INSS para autônomos

Aposentadoria

• por idade;
• por invalidez;
• por tempo de contribuição;
clique aqui para mais informações sobre aposentadoria para autônomos.

Auxílios

• doença;
• reclusão;
• acidente;
clique aqui para mais informações sobre benefícios da previdência para autônomos.

Ainda existem os benefícios da pensão por morte e do salário maternidade.


A inscrição como trabalhador autônomo no INSS pode ser feita:

• em qualquer agência da previdência social, independentemente de circunscrição;
• nos quiosques de auto atendimento da Previdência Social (PREVFácil);
• nas Unidades Móveis da Previdência Social;
• através do telefone da previdência social, o PREVFone, no número 0800780191.
• e pela Internet, clicando aqui (para instruções sobre o preenchimento, clique aqui);


Vale citar que essa modalidade da previdência social não se aplica apenas aos trabalhadores autônomos, mas também aos empregados domésticos, segurados especiais e quaisquer tipos de contribuintes individuais e facultativos.

Comentários

  1. Eu quero saber qual é o tempo de contribuição da minha esposa, qual é o procedimento para calcular o tempo pela internet.

    No aguardo

    Adonir João de Almeida
    Email.. adoniralmeida@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  2. ola!

    O meu pai quer contribuir com a previdencia para autonomos, ele ja trabalha como autonomo há + ou - uns 16 anos mas nunca contribuiu com a previdencia, o que ele deve fazer?

    aguardo atenciosamente sua resposta,
    obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Para se inscrever como autônomo para pagamento do INSS é necessário ter Carteira de Trabalho?

    ResponderExcluir
  4. eu edson escutei k quem paga 200 reais e a mesma coisa de quem paga o valor minimo proximo a 60 reais.qual e essa diferença..pode me esprica eu agradeço..decosartori@hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. fiquei sabendo através de terceiros que:quem paga como autônomo e tem carteira assinada para fins de aposentadoria esse tempo é perdido pois eu já pogo a dez anos e tenho dois de carteira isso me deixa preocupado pois é uma quantia sacrificada que tiro todos os meses para empregar em uma coisa que pode não me dar um retorno.

    ResponderExcluir
  6. Boa Tarde!
    O meu Pai foi funcionário público por 12 anos e há mais de 20 anos não contribui com o INSS, o que devemos fazer para ele dar continuidade a contribuição?
    Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  7. sou autonoma e gostaria de saber seeu posso contibuir, e quanto eu vou pagar. eu nunca trabalhei de carteira.

    ResponderExcluir
  8. eu elza lima pago o inss de dona de casa que e de R$ 56.10 eu posça estar aumentando esse volar para quando me aposentar estar recebendo mais de em salario?

    ELZA LIMA

    ResponderExcluir
  9. ja prenchi o formulario na net
    sou autonoma e quero pagar meu inss

    ResponderExcluir
  10. Eu trabalhava com carteira assinada era contribuinte fiquei um ano sem contribuir agora estou como autonomo,o tempo que ja contribuir se soma a autonomia,para a somatoria de tempos de contribuição; e com quanto tempo como autonomo me benefecio caso engravido nesse momento, pois outubro de 2010 foi que retornei a contribuir. aguardo resposta.ceissacampos@gmail.com

    ResponderExcluir
  11. Tenho 59 anos,sempre trabalhei na lavoura mais tenho 4 anos registrado em carteira,e pago INSS autônomo e estou doente sem possibilidade de trabalhar,mesmo assim não recebo o auxilio doença.Quero saber o que fazer para me aposentar?

    ResponderExcluir
  12. ola meu marido tem 9 anos de carteira asinada, depois passou ser caminhoneiro desde 1995, so em 2005 a impresa começou descontar o inss todo mes agara ele quer continuar pagar por conta sobre 5 salario,quanto por cento deve ser pago. por favor me responda com urgencia pois quero continuar contribuir abraços meu imail;isabelsostissogzik@hotmil.com

    ResponderExcluir
  13. Preciso de 2 informações:
    PRIMEIRA= desde 1997 tenho contribuido sobre o salárioi mínimo. Mas parece q em 2010, a contribuição mínima é em cima de R$510,00. Como faço para reparar esse ano 2010?
    SEGUNDA, os srs. poderiam me ajudar no cálculo de aposentadoria?
    1ªempresa trabalhei- 3anos 3 meses 14 dias;
    2ªempresa- 6 meses; 3ªempresa- 8 dias
    4ªempresa- 1 ano; 5ªempresa- 1 anos 20 dias;
    6ªempresa- 2 anos, 2 meses, 2 dias;
    7ªempresa-12 anos, 11meses, 13 dias;
    Depois disso, passei a contribuir a partir de 01/08/97 em cima de 1 salário mínimo até hoje. Completo 61 anos em 01/06/11. Quando posso me aposentar, c/q renda?
    Há alguma possibilidade de aumentar a renda através do aumento de contribuição?
    Agradeço a todos.

    ResponderExcluir
  14. trabalho em casa,mas ja trabalhei com carteira assinada de 21de março de 2000 a 21 de outubro de 2001,01 set de 2006 a 14 de set de 2007 e por ultimo 01 de abril de 2008 a 06 de out de 2008,mas agora queria continuar a contribuir,pois tive depressao e fiquei sem nenhum ganho,e ainda quero engravidar e queria saber se tem auxilio maternidade.por favor me respondam,como eu faço,obrigado.

    ResponderExcluir
  15. Tenho carteira assinada por 9 anos e a mais de 1a anos sou atônomo e comecei a pagar o simples Nacional como pequeno empreendedor, com quantos anos de contribuição mposso me aposentar?

    ResponderExcluir
  16. 22 de fevereiro de 2011

    ANÔNIMO,

    TIVE MINHA CARTEIRA ASSINADA DE MAIO DE 94 À JANEIRO DE 96 E DE 01 DE JUNHO DE 96 À 30 DE JUNHO DE 96.QUERO SABER QUANTOS ANOS TENHO, AINDA, QUE CONTRIBUIR PARA ME APOSENTAR E QUANTO TEREI QUE PAGAR POR MÊS.
    POR FAVOR MANDE UMA RESPOSTA. MEU E-MAIL É neiderocharocheda@hotmail.com, OBRIGADA PELA ATENÇÃO.

    ResponderExcluir
  17. paguei carne de autonomo durante anos,ddepois fui trabalhar de carteira assinada e parei de pagar o carne, posso voltar a pagar com o mesmo numero de inscricão antigo?

    ResponderExcluir
  18. ola ,
    trabalho por conta propria em um escritorio,(autonoma) recebendo R$ 900,00 gostaria de saber como posso saber o valor do inss a ser pago e como fazer o cadatro no inss?

    ResponderExcluir
  19. Minha antiga empregada domestica, pediu para sair d eminha casa em julho de 2010. De lá para cá é diarista. Encontrei-a e a mesma informou-me que não etá contribuindo com INSS, mas que gostaría. Como ela deve fazer para inscrever-se como autôma? tem que ir a Prefeitura? No caso agora é autônoma. E o periodo que ficou para trás, tenho com o ajudá-la a não perder, pois não é muito jovem. Por favor diga-me todo procediemnto, mas ela é analfabeta e quero orientá-a eajudá-la. Katia Mendonca.Grata.

    ResponderExcluir
  20. é verdade q apartir de amanha sera cobrado vinte e sete reais pelo inss?

    ResponderExcluir
  21. oi eu pago 200;00 reais por mes, qual vai ser meu direito por auxilio doença, que irei receber por mes.
    no caso por auxilio doença, por probelmas de saude

    ResponderExcluir
  22. olá, trabalheide ctps assinada por 9 anos. Atualmente pago como autonomo. Preciso saber se perco o tempo de contribuíção de ctps assinada ou conto com esse tempo também para aposentadoria?

    ResponderExcluir
  23. sou contribuinte há 38 anos, ou seja antes da lei nova, contribuo como autonoma pelo teto e, estou com 55 anos. Entretanyto quanto tento me aposentar peo tempo de contribuição, a aposentadoria vem num valor equivalente a metade do valor do teto atual. Pergunto: onde fica meu direito adquirido? até quando deverei contribuir para alcançar o teto da aposentadoria?

    ResponderExcluir
  24. quero contribuir como altonoma, como faço? estou á 2 anos sem contribuir.

    ResponderExcluir
  25. Olá! Me formei em professora mais não leciono em escola. Trabalho em casa como explicadora. Qual o melhor meio de pagar minha aposentadoria sendo autônoma por idade ou por tempo de contribuição? Já que não trabalho registrada. Tenho 26 anos. Desde ja agradeço.

    ResponderExcluir
  26. 1-O tempo de contribuição é igual para quem possui carteira assinada ou contribui através de carNês de autonomia.

    2- o tempo mínimo de contribuição para aposentadoria é de 35 anos para homem e 30 anos para mulher,sendo o mínimo de idade de 55 anos para homem e 50 anos para mulher.

    3-não existe isso de pagar $200 ou $50,0 e equivaler para um salário mínimo.
    existe um piso de contribuição com teto máximo de 6 sálarios mínimos ,se vc contribui com os 8% em cima do mínimo vai se aposentar com o mínimo ,já se vc contribui com o máximo de 11% em cima dos 6 sálarios vai se aposentar com o máximo e a contagem equivale aos últimos 36 meses que antecedem sua aposentadoria levando em consideração a média dos 35anos de contribuição.

    espero ter ajudado.

    att angelo reis

    ResponderExcluir
  27. Sou Katia tenho 34 anos etive a carteira assinada por 17 anos seguidos,fui demitida em março de 2011 e a partir de agosto de2011passei a ser contribuinte individual e agora estou com a carteira assinada novamente.Tenho direito ao pis?ter a carteira assinada e ser autonomo tem alguma vantagem?

    ResponderExcluir
  28. meu atual esposo e mecanico de maquinas de costuras a muitos anos e nunca contribuiu com o inss,e ja vai fazer 65 anos em outubro,e esta com uma deficiencia em uma das vistas,o que devo fazer para regularizar a situação dele para que possa se aposentar com um salario que possa se aproximar ao que ele sempre ganhou?

    ResponderExcluir
  29. com eu olho o meu extrato de pagamento que efetuei ate hoje? quero saber se os pagamentos que estou efetuando estão corretos.

    Samuelchagas2@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  30. tenho 51 anos, sou bancario a 29 anos e estou para ser demitido, gostaria de saber se poderei contribuir ao inss por mais seis anos e requerer a aposentadoria por tempo de contribuiçao ou seja 35 anos. e qual devo pagar no carne para uma aposentadoria compativel com o meu salario atual em torno de 2.500,00

    ResponderExcluir

Postar um comentário

• Os comentários só serão publicados mediante aprovação do editor do blog.
• Não serão aceitos comentários:
- não relacionados com o post;
- com palavrões;
- com tentativas de golpe.

Seguindo estas regras simples, aproveite o espaço de comentários para debater com pessoas interessadas no mesmo assunto, desfazer dúvidas, dar sugestões, etc.

Postagens mais visitadas deste blog

Programa abre mas fica minimizado

Um programa funcionava normalmente no seu computador, até que um dia você abre esse programa, ele aparece na barra de tarefas (a barra inferior), mas a janela do programa não abre . Além disso, nenhuma janela de erro aparece. É como se o programa estivesse minimizado e não houvesse como maximizá-lo. O que aconteceu? Pelo que vi internet afora, esse problema é bastante comum no Windows 7, embora o motivo não seja bem claro. Mas, apesar de não se saber ao certo a causa do problema, a solução é bem fácil. Basta fazer o seguinte: 1. Pressione Ctrl + Alt + Del ; 2. Selecione Iniciar Gerenciador de Tarefas ; 3. Na aba Aplicativos , clique com o botão direito do mouse sobre o programa que abre e fica minimizado; 4. Clique em Maximizar e pronto! Seguindo esse procedimento, é bem provável que a janela do programa apareça. Se não aparecer, talvez seu problema seja mais grave :\. Além disso, depois que você realizar esse procedimento uma vez, o programa voltará a funcionar normalm

Segredos do Mar - Orkut

Segredos do Mar é o novo jogo do Orkut , que promete ser sensação, como os já consagrados Vida Rock , Mini Fazenda , Joga Craque e Colheita Feliz . O jogo Segredos do Mar traz a melhor experiência na criação de peixes em vários oceanos exóticos. Adicionar amigos no Segredos do Mar Já que a dinâmica é a mesma do Colheita Feliz, onde todos podem cooperar e crescer juntos, é muito importante ter vários amigos do Orkut jogando o Segredos do Mar. Entrando neste tópico você encontra várias pessoas que querem adicionar amigos no Segredos do Mar. Como aumentar o impulso de ouro no Segredos do Mar? O impulso é pra fazer os peixes produzirem moedas mais rápido. Para aumentar o impulso de ouro se deve colocar mais decorações, por exemplo... Qual o maior nível do Segredos do Mar? Não sei ao certo. Já que o jogo é relativamente novo, o maior nível que vi é 10. Mas já deve ter aumentado enquanto você lê este texto. Frases engraçadas dos peixes do Segredos do Mar Os peixinhos do seu oceano falam

Chrome não mostra acentos

Os acentos não estão funcionando no Chrome ? Também já passei por esse problema e, depois de fuçar em algumas configurações do navegador, consegui resolvê-lo. Então se liga aí, que a dica que passarei a seguir pode solucionar o seu problema! :D Texto com problemas de acentuação no Google Chrome Meu problema com acentos e símbolos no Chrome começou logo após baixar um pacote de fontes Helvetica. Ao detectar o problema, desinstalei a fonte, mas mesmo assim o problema persistiu. No final da contas, não descobri se a culpa foi mesmo da Helvetica ou se foi mera coincidência. Considerando que a Helvetica é uma fonte paga, talvez tenha sido um sinal divino de que não devo praticar pirataria, hehe. Mas, como eu disse no início, consegui resolver o problema ao fuçar nas configurações do Google Chrome. É só seguir as dicas a seguir: 1. No Chrome, clique no desenho das 3 listras lá no canto superior direito (o desenho fica logo abaixo do botão X - fechar); 2. Clique em Configurações