Pular para o conteúdo principal

INSS Benefícios

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) é órgão do governo brasileiro responsável pela previdência social.

A Previdência Social é um seguro que garante a renda do contribuinte e de sua família, em casos de doença, acidente, gravidez, prisão, morte e velhice. Oferece vários benefícios que garantem tranquilidade quanto ao presente e em relação ao futuro assegurando um rendimento seguro. Para ter essa proteção, é necessário se inscrever e contribuir todos os meses.


INSS benefícios. INSS empregada doméstica. Benefícios da previdência social. Benefícios INSS consulta, extrato


Benefícios da Previdência Social

Aposentadoria especial

Benefício concedido ao segurado que tenha trabalhado em condições prejudiciais à saúde ou à integridade física. Para ter direito à aposentadoria especial, o trabalhador deverá comprovar, além do tempo de trabalho, efetiva exposição aos agentes nocivos químicos, físicos, biológicos ou associação de agentes prejudiciais pelo período exigido para a concessão do benefício (15, 20 ou 25 anos).

→ Mais informações sobre a aposentadoria especial

Aposentadoria por idade

Trabalhadores urbanos do sexo masculino, a partir dos 65 anos, e do sexo feminino, a partir dos 60 anos de idade, têm direito ao benefício da aposentadoria por idade. Os trabalhadores rurais podem pedir o benefício com cinco anos a menos: a partir dos 60 anos, homens, e a partir dos 55 anos, mulheres.

Para solicitar o benefício, os trabalhadores urbanos inscritos na Previdência Social a partir de 25 de julho de 1991 precisam comprovar 180 contribuições mensais. Os rurais têm de provar, com documentos, 180 meses de atividade rural.

→ Mais informações sobre a aposentadoria por idade

Aposentadoria por invalidez

Benefício concedido aos trabalhadores que, por doença ou acidente, forem considerados pela perícia médica da Previdência Social incapacitados para exercer suas atividades ou outro tipo de serviço que lhes garanta o sustento.

Não tem direito à aposentadoria por invalidez quem, ao se filiar à Previdência Social, já tiver doença ou lesão que geraria o benefício, a não ser quando a incapacidade resultar no agravamento da enfermidade.

→ Mais informações sobre a aposentadoria por invalidez

Aposentadoria por tempo de contribuição

Existem dois tipos. Para ter direito à aposentadoria integral, o trabalhador homem deve comprovar pelo menos 35 anos de contribuição e a mulher, 30 anos. Para requerer a aposentadoria proporcional, o trabalhador tem que combinar dois requisitos: tempo de contribuição e idade mínima.

Os homens podem requerer aposentadoria proporcional aos 53 anos de idade e 30 anos de contribuição, mais um adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar 30 anos de contribuição.

As mulheres têm direito à proporcional aos 48 anos de idade e 25 de contribuição, mais um adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 para completar 25 anos de contribuição.

→ Mais informações sobre a aposentadoria por tempo de contribuição

Auxílio doença

Benefício concedido ao segurado impedido de trabalhar por doença ou acidente por mais de 15 dias consecutivos. Quem tiver carteira assinada, os primeiros 15 dias são pagos pelo empregador, exceto o doméstico, e a Previdência Social paga a partir do 16º dia de afastamento do trabalho.

→ Mais informações sobre o auxílio doença

Auxílio acidente

Pago ao trabalhador que sofre um acidente e fica com seqüelas que reduzem sua capacidade de trabalho. É concedido para segurados que recebiam auxílio doença. Têm direito a este benefício o trabalhador empregado, o trabalhador avulso e o segurador especial. O empregado doméstico, o contribuinte individual e o facultativo não recebem este benefício.

Para recebimento do auxílio acidente não é exigido tempo mínimo de contribuição, mas o trabalhador deve ter qualidade de segurado e comprovar a impossibilidade de continuar desempenhando suas atividades, por meio de exame da perícia médica da Previdência Social.

→ Mais informações sobre o auxílio acidente



O INSS ainda concede outros benefícios (clique no nome de cada um para obter mais informações):

Auxílio reclusão, para os dependentes de quem tiver sido preso;
Pensão por morte, para a família do segurado que morreu;
Salário família;
Salário maternidade;
Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social – BPC-LOAS ao idoso e à pessoa com deficiência;


Além das aposentadorias e dos benefícios em casos especiais, o INSS ainda possibilita a inscrição de contribuinte individuais, facultativos, empregados domésticos e segurado especiais (INSS autônomo). Para mais informações sobre essa modalidade de previdência social, clique aqui.


Leia também:
Requerimento de benefício por incapacidade;
Previdência Social extrato;


ATENÇÃO! Este site não é vinculado ao INSS. Temos o mero objetivo de repassar à população informações básicas sobre os benefícios da Previdência Social. Sendo assim, não temos como responder dúvidas sobre o andamento de benefícios, resultados de perícias, etc.

E mais importante ainda: caso vá fazer algum comentário ou pergunta nesse artigo, não forneça dados pessoais, como número do RG ou CPF. Pessoas mal intencionadas podem fazer uso indevido destes dados.

Portanto, para qualquer dúvida sobre o INSS que você tenha, recorra a uma destas 3 alternativas:

• Acessar o site oficial da Previdência Social;
• Ligar para a Central de Atendimento do INSS, no fone 135 (de segunda a sábado, das 7 às 22 horas);
• Comparecer à agência do INSS da sua cidade.

Comentários

  1. bom dia,gostaria de saber se depis de entrar com recurso de beneficio,eu deveria a voltar à tabalhar?e se sendo negado o recurso,o inss me paga os dias que fiquei em casa..?
    muito obrigado.

    ResponderExcluir
  2. PRECISO DE AJUDA E NAO SEI A QUEM RECORRER NAO CONSIGO MEU BENEFICIO QUE VENCEU 30 06 10 SINTO MUITO DOENTE O PERITO NEM LEU O MEU ATESTADO
    DESMAIO DO NADA NAO ANDO MAIS SOZINHA ALGUNS CID
    F33.2 F 43 M19 M54.1 M25.5 DUAS TENTATIVAS DE SUICIDIO ALGUEM ME AJUDE VELUMAFIGUEIRAS@HOTMAIL.COM

    ResponderExcluir
  3. QUERIA SABER SE COM OITO ANOS AFASTADO POR AUXILIO DOENÇA POSSO APOSENTAR MAS NUNCA ME APOSENTAM POR EU TER 30 ANOS SENDO QUE TENHO O CID 19. O DESDE 08 ANOS DE IDADE

    ResponderExcluir
  4. SOU APSENTADA E POSSO DECLARAR MINHA NETINHA COMO DEPENDENTE?
    DEPOIS QUE EU MORRER ELA PODE RECEBER?

    ResponderExcluir
  5. como faço para fazer o nit pela internet preciso para encaminhar auxilio doença

    ResponderExcluir
  6. Ganhei na justiça os atrasados e a metade de meus vencimentos, so que até agora não recebi nadica de nada, demora muito para receber
    proscesso 434/07 Itu.

    ResponderExcluir
  7. Raul Martins Leite Junior12 de novembro de 2010 às 20:39

    Ganhei na justiça os atrasados e a metade de meus vencimentos, so que até agora não recebi nadica de nada, demora muito para receber
    proscesso 434/07 Itu.

    ResponderExcluir
  8. Raul Martins Leite Junior12 de novembro de 2010 às 20:40

    Ganhei na justiça os atrasados e a metade de meus vencimentos, so que até agora não recebi nadica de nada, demora muito para receber
    proscesso 434/07 Itu.

    ResponderExcluir
  9. posso receber por e-mail, um extrato da declaração de rendimento. (

    ResponderExcluir
  10. Bom dia. Hoje eu paguei um GPS e deveria ter colocado COMPETÊNCIA de 10/2010, isto é estaria pagando hoje relativo ao mês 10. Eu me distraí e coloquei mês 09. Ficou então o mês 09 pago em duplicidade, já que em seguida eu paguei corretamente o mês 10. Pois bem. Gostaria de saber algum telefone onde eu possa estar pedindo para fazerem o estorno deste valor para minha conta/corrente. Ou até que possa estar valendo para o mês seguinte. Estive pessoalmente no meu banco e o gerente me explicou que o valor foi diretamente para o INSS,no ato de meu pagamento via online. Eu deveria então estar falando com vocês. Peço a gentileza de me responderem para: amnicoletti@hotmail.com dando-me orientação. Meu nome :Anna Maria. MUITO OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  11. quero tranferir o banco onde recebo meinha aposentadoria para outro. Que devo fazer?

    ResponderExcluir
  12. gostaria de saber se após a aponsentadoraia eu continuar contribuindo tenho direito a uma revisão do beneficio?

    ResponderExcluir
  13. BOA TARDE NÃO CONSIGO ACESSAR O MEU EXTRATO PELA INTERNET DO INSS ANTES SIM PORQUE AGORA SEMPRE SAI A MESMA PAGINA MÊS DE OUTUBRO

    ResponderExcluir
  14. ESTOU DE AUXÍLIO DOENÇA DESDE JANEIRO DE 2009,NO ANO PASSADO RECEBI CORRETAMENTE MEU DÉCIMO TERCEIRO E ESTE ANO DE 2010 SÓ RECEBI AS PORCENTAGRNS DA PRIMEIRA PARCELA,QD FUI RECEBER MEU PAGAMENTO DIA 03/12 NÃO HAVIA SIDO DEPISITADO MINHA SEGUNDA PARCELA DO DÉCIMO TERCEIRO,FUI ATÉ A A AGÊNCIA DO INSS E ME DISSERAM QUE HOUVE UM PROBLEMA NA DATAPREV,ISSO PROCEDE?VOU RECEBER?POR FAVOR AGUARDO RESPOSTA PELO MEU E-MAIL daniduarte_2@hotmail.com desde já agradeço. DANIELA SAMY DUARTE

    ResponderExcluir
  15. quero saber o resultado de um auxilio de reclusão

    ResponderExcluir
  16. queria saber quando o segurado ta de auxilio doenca tem direito as duas parcela do decimo 13* [[[emtreie com auxilio doença dia tres de setembro quando chegou novembro recebi uma parcela;;; mais agora eu tava pensando que ia sair a outra mais nada saiu//// pergunto quem vai pagar ,,,minha empresa que trabalho ou é o inss aguardo resposte desse Email j moisesnatal@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Natalicio Ramos sou contribuinte do inss á mais de 18 anos era saudavel mas hoje sou um cardiopata,tenho uma arritmia estra sistole ventricular faço tratamento no incor,entrei na pericia medica do inss e foi constatado impossibilitado de trabalhar fiquei 90 dias de lisensa medica marquei outra pericia e levei exames medicos houter mais relatorio medico do incor comprovando á doença,para minha sulpresa fui indeferido o meu pedido,sou registrado como motorista particular domestico,e não consigo exeser á profição por esta mau de saude,ja entrei com recurso no inss, durante ese periodo fui demitido do trabalho, porque sou motorista de rico para á familia, GOSTARIA DE SABER Á QUEM RECORRER,POIS ESTOU Á 4 MESES SEM RECEBER E DESIMPREGADO? E TENHO 52 ANOS

    ResponderExcluir
  18. não me preocupo se vcs não colocarem meu comentario,mas vcs vão ler e saberão direitinho se Deus aprova suas atitudes....
    conversem com ele essa noite.... pergunte a deus oq ele acha das suas atitudes...

    ResponderExcluir
  19. marieli santos nascimento21 de janeiro de 2011 às 12:04

    bom dia gostaria de saber pq cremilda ribeiro das chagas não teve direito ao beneficio requerido do numero 153.785.970-3 peço que entre em contato com o meu email marieli_gt@hotmail.com por favor faltou algum documento ficou alguma pendencia pra trás por favor tem como me envia um email explicando desde- ja agardeço

    ResponderExcluir
  20. uma pessoa idosa que nunca trabalhou e nunca contribuiu para a previdência poerá requerer algum benefífcio? Herta

    ResponderExcluir
  21. Pessoas idosas que nunca trabalharam e nem contrbuiram para a previdência pode solicitar salgum benefício?

    ResponderExcluir
  22. 532123 codigo(7 898325950154)

    ResponderExcluir
  23. BOA NOITE, CONTRIBUO DESDE 10/1987 GOSTARIA DE SABER QUANDO VOU ME APOSENTAR POR TEMPO DE CONTRIBUICAO?

    ResponderExcluir
  24. quero uma ajuda,com quantas faltas a empresa pode mandar um funcionario embora por justa causa?obrigado

    ResponderExcluir
  25. quero uma ajuda com quantas faltas uma empresa pode mandar um funcionario embora por justa causa obrigado

    ResponderExcluir
  26. PASEI NO CONCURSO DA PREFEITURA DA MINHA CIDADE E FUI CHAMADO PARA TRABALHAR, SO QUE ESTOU RECEBENDO AUXILIO ACIDENTE DO INSS. PERGUNTA? SE EU ACEITAR O EMPREGO PERDEREI O BENEFICIO?

    ResponderExcluir
  27. Boa noite,sou autônoma e contribuo a 8anos.Gostaria de saber se tenho direito ao décimo terceiro?

    ResponderExcluir
  28. gostaria de sab uma informação.estava trabalhando a 9 meses em 2003.fik doente ai fui ao medico e fik2 meses de laudo, maspassei por pericia medica e o perito me deu alta. voltei ao trabalho e lá me falaram p voltar a pericia, mas s o périto me deu alta, mandaram eu retornar ao trabalho, fik mais 2 meses trabalhando e fui despedida do trabalho.
    pretendo voltar a contribuir, pois tenho problema nas pernas, tive tromboflebite e agora fik s as seguélas linfedemas. faço uso continuo de medicamento, pois o medico falou q é crônico. gostaria de saber alguma informação a respeito

    ResponderExcluir
  29. TIVE MINHA CARTEIRA ASSINADA DE 02 MAIO DE 94 À 08 JANEIRO DE 96 E DE 01 JUNHO DE 96 À 30 JUNHO DE 96.QUERO SABER QUANTO TEMPO TENHO QUE CONTRIBUIR PARA ME APOSENTAR E QUAL SERÁ O VALOR QUE TENHO QUE PAGAR MENSALMENTE, POR FAVOR MANDE UMA RESPOSTA.OBRIGADA PELA ATENÇÃO.

    ResponderExcluir
  30. boa tarde tenho uma criança especial que recebe o benefio do inss e gostaria de saber se tem como financiar uma casa com essa renda

    ResponderExcluir
  31. Aposentei em 24/04/1998 e meu primeiro benefício foi em maio de 1998 cujo valor bruto foi de 1.272,63 (líquido de 1.255,35). Hoje,24/02/2011, meu valor líquido é de 2.503,00 (com o reajuste).
    Tenho direito à recomposição pelas perdas? O que eu faço em caso positivo?

    ResponderExcluir
  32. MUITO BOM; OTIMO COMENTARIO

    ResponderExcluir
  33. gostaria de saber, sou pensionista ser eu casar de novo perco a minha pensao

    ResponderExcluir
  34. Maria de Fátima Pascoal7 de abril de 2011 às 10:06

    Hoje solicitei minha reforma a 70 porcento, com 25 anos de contribuição mais pedágio. Fui informada que a primeira empresa que me registrou, não recolheu e nem me inscreveu no PIS. Portanto, injustamente me falta agora um ano de contribuição. Ha alguns anos tirei segunda via da carteira profissional, mas depois perdi a segunda via. Sabem se pode estar isto registrado em algum órgão do Estado???
    Pois a única prova que eu teria era o registro da carteira. Hoje estou sendo punida em 1 ano a mais de contribuição, mas empresa que fez isto não será punida. Podem me auxiliar??? É que estou morando em Portugal desde 2006 e não tenho como saber isto.
    Meu email - fafa.pascoal@uol.com.br
    Muito obrigada,
    Fátima

    ResponderExcluir
  35. marco antonio m da silva trabalhava na area da saude em dois hosptais no trageto sofri um acidente neste fiquei c/ sequelas e tive perda ossea eperda dos movimentos da mão esquerda com isso estou em benficio há 6 para sete anos não voltei mais a trabalhar não tendo condições mais de exercer minhas funções com isso entre com pedido de aposentadoria por acidente de trabalho,pergunto pela lei constituida ja vigorando umtrabalhador no minimo com 2 anos com uma imcapacidade total de uma das mãos e mais de 30 anos de contrbuição ja não deveria estar aposentado pois ja tenho 7 anos em beneficio e o inss ficam procurando dificultar pois neste tempo de trabalho antes do acidente eu sofria fortes dores na coluna devido ao trabalho pois todo tempo fazia muito esforço levantando e carregando pacientes descendo escadas de edificios sem elevadores carregando macas,mesmo não exercendo as minhas funções tenho tido muitas dores,estou sendo acopanhado pelo medico que atendeu-me desde o acidente o mesmo disseme a orientaqção seria fazer um outr procedimento cirugico na mão fixando punho á mão não fazendo necessario mais o uso da luva ortopedica ficaria a minha escolha pois não mudaria oquadro no referente a coluna o mesmo orietou-me com medicamentos pois ouve desgaste osseos comprimindo as vertebras devido ao esforço exagerado por longo periodo sendo inoperavel fasendo somente tratamento para as dores.

    ResponderExcluir
  36. marco antonio m da silva trabalhava na area da saude em dois hosptais no trageto sofri um acidente neste fiquei c/ sequelas e tive perda ossea eperda dos movimentos da mão esquerda com isso estou em benficio há 6 para sete anos não voltei mais a trabalhar não tendo condições mais de exercer minhas funções com isso entre com pedido de aposentadoria por acidente de trabalho,pergunto pela lei constituida ja vigorando umtrabalhador no minimo com 2 anos com uma imcapacidade total de uma das mãos e mais de 30 anos de contrbuição ja não deveria estar aposentado pois ja tenho 7 anos em beneficio e o inss ficam procurando dificultar pois neste tempo de trabalho antes do acidente eu sofria fortes dores na coluna devido ao trabalho pois todo tempo fazia muito esforço levantando e carregando pacientes descendo escadas de edificios sem elevadores carregando macas,mesmo não exercendo as minhas funções tenho tido muitas dores,estou sendo acopanhado pelo medico que atendeu-me desde o acidente o mesmo disseme a orientaqção seria fazer um outr procedimento cirugico na mão fixando punho á mão não fazendo necessario mais o uso da luva ortopedica ficaria a minha escolha pois não mudaria oquadro no referente a coluna o mesmo orietou-me com medicamentos pois ouve desgaste osseos comprimindo as vertebras devido ao esforço exagerado por longo periodo sendo inoperavel fasendo somente tratamento para as dores.

    ResponderExcluir
  37. Estou afastado a quase cinco anos por estres e aminesia, fiz a pericia dia 7 abril e mandaram esperar a cartinha em casa, a empresa diz que é para me aposentarem, então gostaria de saber se meu beneficio vai diminuir se o inss me aposentar por invalidez, e quanto tempo em média demora a carta?

    ResponderExcluir
  38. podem me responder a duvida anterior pelo e mail w.ricardo.f@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. bom dia e muito raro o dia que posso andar passo a maior parte na cama fui no banco para eles me darem um cartao provisorio mas o banco quer saber se o inss vai demorar pois foi pedido a minha aposentadoria gostaria de saber se fosse posivel

    ResponderExcluir
  40. Gostaria de saber se tenho direito a salario maternidade, estou com 4 meses de gravidez, e pedi para sair do meu trabalho em jan/2001.

    ResponderExcluir
  41. GOSTARIA DE SABER,SE UMA VIUVA COM DOIS FILHOS AO SE CASAR PELA SEGUNDA VEZ,PODE RECEBER A PENSAO DO FALECIDO? ATE QUE IDADE DOS FILHOS?

    ResponderExcluir
  42. anonimo, gostaria de saber se terei direito a este reajuste, sou pencionista desde 1997 e soube atravez da imprensa que os aposentados e pencionistas terian direito a um reajuste de atrasos.

    ResponderExcluir
  43. estava internado por f.19 sai da clinica e recebi minha alta do inss mesmo sbre medicaçao o medico do serviço nao libera para o serviço por causa das medicaçoes eo inss nao concedi o pedido o medico da clinica nao me da alta e estou sem receber o que faço

    ResponderExcluir
  44. meu marido estava internado por f.19 saiu e recebeu sua alta do inss o medico de seu trbalho nao que que ele trabalha ~por causa do remedio e por nao ter recebido sua alta do seu medico o inss nao concede o pedido e ele esta sem recebe

    ResponderExcluir
  45. Ola! consultei meu extrato de pagamendo do benefico do inss e consta parte do pagamento do 13°, hoje quando recebi nao foi pago esta parte do 13°.Na consulta do extrato era pra receber R$800,00 e recebi apenas R$600,00.Gostaria de saber o porque nao recebi os R$800,00 como esta no extrato?

    ResponderExcluir
  46. uma pessoa quando recebe auxilio doença perde o direito da pensão ?

    ResponderExcluir
  47. estou afastada 1 ano e tresmes cotribui a 7 anosera que tenho direitona posetadoria porivaliz ja que omedico me disse quenaodevo poeraporque de alto riscoposso morre na mesa decirurgia me ajuda por favor fiquei coma deficencia para sempreque eu fazer da minha vida

    ResponderExcluir
  48. meu irmão faleu por morte de carro, e a esposa dele fala que não recebe nenhuma pensão, mais minha familia acha q ela esta mentindo como posso saber se ela tira pensão ou não?

    ResponderExcluir
  49. Perdi meu ultimo carne de contribuição do INSS, mas quero guarda o comprovante dos ultimos meses que paguei, por favor me informe com baixar pela internet um relatório dos ultimos pagamentos que fiz que é de dezembro de 2010 a outubro de 2011.

    ResponderExcluir
  50. queria saber cai do telhado e sou autonomo e nao contrebuia agora fas 1 mes q estol contribuindo fis cirurgia de femo e no pulso tenho como pedir axilio doença ou ate mesmo me aposentar por invalides

    ResponderExcluir
  51. SOU DONA DE CASA,AGORA ENGRAVIDEI NÃO TENHO EMPREGO POSSO REQUERER AUXILIO MATERNIDADE?DIGA-ME COMO FAZER..........

    ResponderExcluir
  52. Aos auditores do INSS do Brasil boa tarde, gostaria que fizessem auditorias em todas as multinacionais do Brasil. Estão burlando aposentadorias especiais com os equipamentos de medição de ruído. Chefes que não trabalham e nunca vão ha área de ruído, quando fazem a medição levam os aparelhos e adentram as área com ruído acima de 84 decibéis para se beneficiarem e receberem aposentadorias especiais e ficam ganhando dois salários. um pago pelo INSS e outro pago pela empresa fazendo a mesma função pois não se desligam da empresa. desde já agradecido e o Brasil aguarda ancioso.

    ResponderExcluir
  53. Aos auditores do INSS do Brasil boa tarde, gostaria que fizessem auditorias em todas as multinacionais do Brasil. Estão burlando aposentadorias especiais com os equipamentos de medição de ruído. Chefes que não trabalham e nunca vão ha área de ruído, quando fazem a medição levam os aparelhos e adentram as área com ruído acima de 84 decibéis para se beneficiarem e receberem aposentadorias especiais e ficam ganhando dois salários. Um pago pelo INSS e outro pago pela empresa. Fazendo a mesma função pois não se desligam da empresa. Desejo que apuraem estas irregularidades anticontitucionais . Desde já agradecido e o Brasil aguarda ancioso. Estas pessoas estão burlando a nossa constituição e E nossa democracia e não mais podemos ficar calados fingindo que não está acontecendo. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  54. Aos auditores do INSS do Brasil boa tarde, gostaria que fizessem auditorias em todas as multinacionais do Brasil. Estão burlando aposentadorias especiais com os equipamentos de medição de ruído. Chefes que não trabalham e nunca vão ha área de ruído, quando fazem a medição levam os aparelhos e adentram as área com ruído acima de 84 decibéis para se beneficiarem e receberem aposentadorias especiais e ficam ganhando dois salários. um pago pelo INSS e outro pago pela empresa. Isto fazendo a mesma função pois não se desligam da empresa. desde já agradecido e o Brasil aguarda ancioso. Estão ferindo a Constituição Federal e a democracia do Brasil. Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  55. Sofri um acidente de trabalho em 19/09/2011 e estou encostada saiu meu beneficio agora, só que não posso andar, queria saber se meu pai sendo meu responsável pode pegar o dinheiro na agencia bancaria por mim? e quais os documentos necessários.

    ResponderExcluir
  56. no inicio do ano me afastei do meu trabalho durante 4meses retornei só que piorou o meu problema e a um mês me afastei novamente estou recebendo auxílio doença .só que recebir o meu décimo e a empresa só pagou apartir do mês que retornei eu gostaria de saber e os outros meses que fiquei afastada quem vai me pagar a empresa ou é o inss por favor me responda preciso de auxílio desde já obrigado

    ResponderExcluir
  57. Por favor Presidenta DILMA ROUSSEF, olhai com bons olhos os aposentados que ganham acima de um sálario mínimo, êles não tem culpa da má administração do dinheiro público, se êle pagou durante anos para quando envelhecer ter com o quê sobreviver, e nós estamos vendo o que êles estão passando, tem vergonha de serem aposentados tem alguns que querem se suicidar, e de quem será a culpa igual a era de Fernando Collor, quem vai ficar com o peso na consciência.
    jose maria de lucena

    ResponderExcluir
  58. paz do senhor tenho uma pergunta á fazer .meu pai faleceo no meis de agosto e minha irmã dissi que o filho dela ia fica recebendo a aposentadoria dele. e ele é viciado em tudo que não presta. é justo isso?

    ResponderExcluir
  59. Onde posso verificar todas as minhas contribuições, explico tenho 55 anos e registro em carteira 23, sendo que por algum tempo fiquei desempregada e paguei como autonoma. Fui no INSS fazer um levantamento das minhas contribuições so que metade dos anos de contribuição não foram contabilizados, como fazo para verificar, tenho so os registros em carteira de trabalho, nao tenho outros documentos. que fazer?, como posso me aposentar???
    Obrigada pela resposta no e-mail areasvip.limp@hotmail.com

    ResponderExcluir
  60. Fui comunicado pela advogada que saio meu benefício por idade e que eu aguardace o comunicado do INSS, como agilizar? uma solicitação de urgência pois sou portador de um aneurisma abdominal e estou aguardando estes benefícios para meu tratamento.

    ResponderExcluir
  61. Estou doente, em tratamento não podendo voltar na minha função. (auxiliar de cozinha escolar)Não posso trabalhar com serviços pesados, por causa que afetou minha (coluna). O médico afastou por tempo indeterminado. Mas os peritos do Inss negaram o benefício.Esta cada vez mais complicado, foi constatado outras doenças. Dia 09/09/2011 fui operada do tornozelo. Já vai para dois anos que entrei com recursos na justiça, estou desesperada sem receber e não podendo voltar a trabalhar na função.

    ResponderExcluir
  62. pssoa idosa qui numca pago inss qual direito qui tem

    ResponderExcluir
  63. oi eu estou bastante doente, sinto dores todos os dias, mesmo tomando medicamentos, principalmente no braço direito e nas costas, no momento estou desempregada, mas ja trabalhei registrada por mais ou menos 08 anos, sera que consigo me afastar pelo inss

    ResponderExcluir
  64. quero saber como devo pagar o INSS se estou sem poder valtar a trabalhar e quando faço pericio o seguro diz que estou apito ao trabalho mais os meu medicos perante exame de ressonãncia magneticos que é impossivel valtar ao trabalho por lesões que padem acarretar danos neorologico inreversivel e com isto eu perdir o direito de segurado por fazer muito tempo que eu estou sem contribuir

    ResponderExcluir
  65. quero saber se passei na pericia

    ResponderExcluir
  66. eu gostaria de saber se tenho direito ao benefisil porque tenho pobrema de varizes e nao posso trabalha?
    tenho 32 anos
    e meu nome é adeilda

    ResponderExcluir
  67. Minha mãe (83)anos, CONTRIBUINTE FACULTATIVO, há três meses recebendo auxílio-doença por cardiopatia isquêmica severa, que saber se: 1- tem direito ao 13º salário?
    2- No caso de falecer primeiro que o marido (aposentado, salário mínimo, 93 anos de idade), ele tem direito à pensão?
    Desde já,
    Muito obrigado

    ResponderExcluir
  68. poor favor gostaria de saber tenho uma pensaõ salario minimo se eu trab.. registrada eu perco meu beneficio??

    ResponderExcluir
  69. Boa tarde, trabalho autonomo, e vou começar a pagar o carne do inss, se eu vier a falecer, quanto tempo ou quantas parcelas tem que estar pagas para que minha esposa possa receber a pensão, obrigado

    ResponderExcluir
  70. meu nome e antonio atuo na funçao de vigilante
    desde de 1988 gostaria de saber se tenho direito a aposentadoria especial em 2013 completarei 25 anos na funçao gostaria de saber se tenho direito a aposentadoria especial tenho 48 anos.

    ResponderExcluir
  71. quem recebe seguro acidente recebe dessimo terceiro salario

    ResponderExcluir
  72. Oi gostaria de saber como posso ajudar minha mãe, ela trabalhou em casas de familia a muitos anos mas nunca teve registro, depois autonoma, depois ficou total dependencia do meu pai. Não sabe ler e escrever, meu pai mora com outra mulher e hoje ela é doente e não tem nehuma renda para comprar os remédios dela, por favor como consigo pelo menos um salario minimo para ajuda-la.

    ResponderExcluir
  73. recebo axilio reclusao tenho direito al decimo terceiro

    ResponderExcluir
  74. com cid g40 pode aposentar criança de sete anos

    ResponderExcluir
  75. LAMENTÁVEL, O DESCASO COM O POVO.

    ResponderExcluir
  76. Anônimo estou com muita dor na coluna não consigo voltar ao trbalho faço pericia os medicos perito não me dar nada vou lá porque preciso e não consigo trabalhar. é um descazo muito grande com as pessoas que paga autonômo

    ResponderExcluir
  77. trbalhei por +ou-13 registrada,fiquei encostada no inss,por 51 meses,mnha saúde piorou,o perito me deu alta,fiz +pericias,foi indeferida,fui demitida do trabalho de imediato,entrei ne j.federal,fiz pericia,há +de hum ano e ñ tenho decisão do juiz

    ResponderExcluir
  78. Sou aposentada por idade tenho 63 anos continuo trabalhando e contribuindo com o inss agora estou com um problema no braço tenho direito ao auxilio doença do inss?

    ResponderExcluir
  79. Estava encaminhado para reabilitação antes deles me chamar cessou o meu beneficio.Cortou meu pagamento,
    pois procurei a reabilitação ,tive uma pericie metica ativou meu beneficio ,falando que no outro dia liberava o pagamento e o decimo terceiro., já passou 15 dias ainda não me pagaram porque....

    ResponderExcluir
  80. Entrei com o pedido de aposentadoria, benefícios, pelo inss já faz tres meses e meio, mas até agora não obtive resposta.Posso acionar a justiça ?

    ResponderExcluir
  81. Gostaria de saber. Hj tenho 17 anos sou cardiopata desde os 10anos. Tenho direito a aposentadoria?
    Desde já obrigada.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

• Os comentários só serão publicados mediante aprovação do editor do blog.
• Não serão aceitos comentários:
- não relacionados com o post;
- com palavrões;
- com tentativas de golpe.

Seguindo estas regras simples, aproveite o espaço de comentários para debater com pessoas interessadas no mesmo assunto, desfazer dúvidas, dar sugestões, etc.

Postagens mais visitadas deste blog

Programa abre mas fica minimizado

Um programa funcionava normalmente no seu computador, até que um dia você abre esse programa, ele aparece na barra de tarefas (a barra inferior), mas a janela do programa não abre . Além disso, nenhuma janela de erro aparece. É como se o programa estivesse minimizado e não houvesse como maximizá-lo. O que aconteceu? Pelo que vi internet afora, esse problema é bastante comum no Windows 7, embora o motivo não seja bem claro. Mas, apesar de não se saber ao certo a causa do problema, a solução é bem fácil. Basta fazer o seguinte: 1. Pressione Ctrl + Alt + Del ; 2. Selecione Iniciar Gerenciador de Tarefas ; 3. Na aba Aplicativos , clique com o botão direito do mouse sobre o programa que abre e fica minimizado; 4. Clique em Maximizar e pronto! Seguindo esse procedimento, é bem provável que a janela do programa apareça. Se não aparecer, talvez seu problema seja mais grave :\. Além disso, depois que você realizar esse procedimento uma vez, o programa voltará a funcionar normalm

Segredos do Mar - Orkut

Segredos do Mar é o novo jogo do Orkut , que promete ser sensação, como os já consagrados Vida Rock , Mini Fazenda , Joga Craque e Colheita Feliz . O jogo Segredos do Mar traz a melhor experiência na criação de peixes em vários oceanos exóticos. Adicionar amigos no Segredos do Mar Já que a dinâmica é a mesma do Colheita Feliz, onde todos podem cooperar e crescer juntos, é muito importante ter vários amigos do Orkut jogando o Segredos do Mar. Entrando neste tópico você encontra várias pessoas que querem adicionar amigos no Segredos do Mar. Como aumentar o impulso de ouro no Segredos do Mar? O impulso é pra fazer os peixes produzirem moedas mais rápido. Para aumentar o impulso de ouro se deve colocar mais decorações, por exemplo... Qual o maior nível do Segredos do Mar? Não sei ao certo. Já que o jogo é relativamente novo, o maior nível que vi é 10. Mas já deve ter aumentado enquanto você lê este texto. Frases engraçadas dos peixes do Segredos do Mar Os peixinhos do seu oceano falam

Chrome não mostra acentos

Os acentos não estão funcionando no Chrome ? Também já passei por esse problema e, depois de fuçar em algumas configurações do navegador, consegui resolvê-lo. Então se liga aí, que a dica que passarei a seguir pode solucionar o seu problema! :D Texto com problemas de acentuação no Google Chrome Meu problema com acentos e símbolos no Chrome começou logo após baixar um pacote de fontes Helvetica. Ao detectar o problema, desinstalei a fonte, mas mesmo assim o problema persistiu. No final da contas, não descobri se a culpa foi mesmo da Helvetica ou se foi mera coincidência. Considerando que a Helvetica é uma fonte paga, talvez tenha sido um sinal divino de que não devo praticar pirataria, hehe. Mas, como eu disse no início, consegui resolver o problema ao fuçar nas configurações do Google Chrome. É só seguir as dicas a seguir: 1. No Chrome, clique no desenho das 3 listras lá no canto superior direito (o desenho fica logo abaixo do botão X - fechar); 2. Clique em Configurações