Pesquisa do segundo turno para presidente


Pesquisas para o segundo turno das eleições para presidente 2010. Pesquisa Ibope. Pesquisa Datafolha


Já que as eleições para presidente foram para o segundo turno, nada de folga: continuaremos em clima de eleições até o dia 31 de outubro. Obviamente não é mais aquela coisa exagerada de candidatos a deputado e a governador fazendo campanha massiva o tempo inteiro, mas ainda assim a situação é TENSA. Afinal, ainda temos que decidir que pessoa GOVERNARÁ o Brasil nos próximos quatro anos: Dilma Rousseff ou José Serra?

A campanha do 2º turno só deve começar efetivamente na sexta-feira (8 de outubro), quando o horário político volta a ser exibido na televisão, duas vezes ao dia. Em estados onde não houve segundo turno na eleição para governador, a propaganda política obrigatória terá 20 minutos, sendo que tanto Dilma (PT) como Serra (PSDB) terão direito a 10 minutos de propaganda.

E é bem provável que, nesse fim de semana, as primeiras pesquisas do segundo turno das eleições presidencias 2010 já sejam exibidas. Mas essas pesquisas serão confiáveis? Os principais institutos de pesquisa do Brasil (Ibope, DataFolha e Vox Populi) terão que se esforçar para desfazer a má impressão que causaram no primeiro turno, ao errar por grande margem o resultado das eleições. Todos os institutos indicavam uma vitória quase certa de Dilma, com 50% ou 51% dos votos. No entanto, o que viu-se foi a candidata do PT obtendo apenas 46,9% dos votos.

Bom, enquanto as pesquisas do segundo turno ainda não são divulgadas, vamos relembrar as últimas pesquisas para 2º turno feitas antes das eleições (divulgadas no dia 2 de outubro):

Pesquisa IBOPE
Dilma Rousseff: 51%
José Serra: 37%
Brancos e nulos: 7%
Indecisos: 5%

Pesquisa DATAFOLHA
Dilma Rousseff: 52%
José Serra: 40%
Brancos e nulos: 5%
Não sabe: 3%