Como Fazer Backup do Facebook


Fazer um backup do Facebook significa fazer uma cópia de segurança — ou reserva — de todos os dados de uma conta. Tal medida pode ser de muita utilidade em diversas situações, como, por exemplo:

1. no caso de uma pessoa querer apagar seu perfil, mas não sem antes salvar todas as fotos e publicações que fez na rede social;
2. para pessoas ou empresas que que tinham um perfil no Facebook, mas, seguindo as diretrizes do site, optaram por transformar o perfil em página. Ao fazer essa transformação, infelizmente, o Facebook apaga todo o histórico de publicações daquele perfil, daí a necessidade de fazer o backup da conta.

Deparei-me com a necessidade de fazer o backup de um perfil no Facebook ao viver a situação descrita no ponto 2. Estava trabalhando na migração perfil → página de uma ONG de apoio a cachorros abandonados. O detalhe: a ONG já havia publicado cerca de 2000 posts, e perder todo esse histórico, definitivamente, não estava nos planos. Mas seria viável salvar, um por um, os 2000 posts (cerca de 1600 contendo fotos)?

Ainda bem que descobri que o Facebook disponibiliza uma ferramenta prática e gratuita para fazer backup de perfis, sobre a qual eu falo a seguir!


Salvar histórico do Facebook


Salvar o histórico do Facebook é muito simples, vamos lá:

1. Entre no Facebook;
2. No canto superior direito, clique no ícone da engrenagem;
3. Clique em Configurações da conta (Account settings, se o seu Facebook estiver em inglês);
4. Na página que abrir, clique em Baixe uma cópia, logo abaixo das opções principais;
5. Clique em Abrir meu arquivo, na caixa verde no centro da página;
6. Dentro de algumas horas, você receberá um e-mail (no e-mail cadastrado no Facebook) intitulado Seu download está pronto;
7. No e-mail, clique no link de download;
8. Uma nova página irá abrir. Informe sua senha do Facebook no campo indicado e, depois, clique em Continuar;
9. Clique em Baixar arquivo;
10. Escolha o local onde salvar o arquivo e TÃ DÃ! Dentro de alguns instantes, seu histórico do Facebook estará totalmente salvo no seu computador!

O arquivo vem em formato .zip, que você deve descompactar. Vai surgir uma pasta, com várias subpastas, separando as fotos por álbuns, os históricos de mensagens da inbox, o histórico da timeline etc. Infelizmente, o bagulho não é lá muito bonito ou organizado, mas já serve para alguma coisa.


Até o momento, ao que tudo indica, ainda não foi disponibilizada ferramenta semelhante para fazer backup de páginas do Faceboook (pelo menos por parte do próprio FB).


Por hoje é isso, espero ter ajudado! :D