Quem vai ser o Campeão Brasileiro 2013?


Difícil dizer. Na data deste post (06/09), o Campeonato Brasileiro 2013 está na 18ª rodada e o líder é o Cruzeiro, 4 pontos a frente do Atlético-PR e Botafogo, e 6 a frente do Grêmio.

Embora a grande vantagem demonstre domínio do Cruzeiro - domínio este reafirmado pela diferença no saldo de gols: 23 contra 10 do vice-líder Atlético-PR - ainda não se pode dizer que o título já está nas mãos do time mineiro. Afinal, ainda tem mais da metade do campeonato para acontecer, além do fato de que, nos últimos 5 anos, em apenas duas oportunidades o líder na 18ª rodada veio a se sagrar campeão brasileiro (Fluminense em 2010 e Corinthians em 2011).

Outros fatos pesam contra o atual líder Cruzeiro: os dois próximos jogos são contra o Flamengo (que o eliminou da Copa do Brasil) e o Goiás (que recentemente derrotou o Grêmio, que vinha de 5 vitórias consecutivas). Em contrapartida, o próprio Grêmio enfrenta Náutico e Portuguesa, dois times que estão na zona de rebaixamento, o que significa grande chance de conseguir os 6 pontos. Assim, a diferença, que agora é de 6 pontos, pode rapidamente desaparecer.

Assim, considerando todos esses fatos e também o inerente equilíbrio que sempre marca as edições do Brasileirão, é impossível cravar quem será o campeão brasileiro de 2013. No entanto, após minuciosa observação dos fatos, uma breve consulta aos búzios e ao tarô, e com a ajuda do simulador do globoesporte.com, pude chegar à provável tabela de classificação ao final do Brasileirão 2013, a qual você confere a seguir:


Classificação do Campeonato Brasileiro 2013


Claro que essa tabela é uma mera suposição, mas acredito que, a essa altura do campeonato, já podemos cravar as possíveis previsões:

briga pelo título: Cruzeiro, Atlético-PR, Botafogo, Grêmio e Corinthians. Este último, embora esteja 8 pontos atrás do líder, não pode ser ignorado, ainda mais agora que Alexandre Pato parece estar engrenando;

briga pela Libertadores: além dos 5 postulantes ao título, acredito que apenas o Inter possa brigar pela Libertadores também. Coritiba e Vitória, que começaram muito bem, vêm passando por crise, e o Goiás, que está em boa fase, não parece ter elenco qualificado para jogar o campeonato inteiro em alto nível;

rebaixados: Náutico, com certeza (a menos que Jesus volte à Terra e opere um milagre), e Ponte Preta, muito provavelmente;

briga contra o rebaixamento: considerando que, neste momento, apenas 5 pontos separam o 9º colocado (Criciúma) do 18º (São Paulo), poderíamos dizer que a briga contra o rebaixamento se passa entre 10 equipes. No entanto, considerando o elenco, a estrutura e o momento desses times, eu diria que a briga fica entre São Paulo, Fluminense, Criciúma, Portuguesa, Bahia e Vitória.


•••

E você, o que acha dessas previsões? Concorda, discorda, não sabe? Deixe sua opinião nos comentários! :D


* o fato de eu ser gremista em nada influenciou minha previsão de que o Grêmio será campeão, heheh