30 dicas para ser bem-sucedido


O que faz com sejamos bem-sucedidos na vida? Não há uma resposta certeira, mas a história mostra que existem práticas que podem aumentar suas chances de ter uma vida feliz, produtiva e bem sucedida. O site Business Insider tratou de levantar 30 dessas práticas, as quais você confere a seguir.


Como ser bem sucedido profissionalmente. Sucesso na vida


1. Diferentemente do que você pensa, as pessoas não se importam tanto com você: a maioria das pessoas não vai notar que você comprou um carro novo ou foi promovido no emprego, e, de qualquer modo, você não deve basear sua felicidade no julgamento alheio. Em contrapartida, também não fique com o ego inflado se muita gente estiver o bajulando.

2. As pessoas que realmente se importam com você não julgam suas conquistas ou posses: as pessoas que têm carinho de verdade por você pensam, acima de tudo, no seu bem-estar. Cultive essas relações, pois elas são alicerce da sua vida.

3. Viver em função do dinheiro não o fará feliz: faça o que você gosta de fazer e não o que oferece o melhor salário

4. Ter uma dívida não é uma fardo obrigatório da vida adulta: há quem invista muito dinheiro em algo pois "investir é o que os adultos fazem". Mas se esse investimento representa um desequilíbrio nas suas finanças e lhe rende dores de cabeça, talvez seja melhor deixar para lá.

5. Falar bem é ter poder: se você consegue influenciar pessoas apenas com a pala, você tem um grande poder nas mãos.

6. Você só pode controlar a si mesmo: fazer o bem ao próximo é bom, mas você só consegue fazer isso de fato se, antes de tudo, cuidar de si próprio.

7. Prepare-se para o inesperado: faça tudo o que puder para entender como as coisas funcionam, mas entenda que não há conhecimento capaz de prepará-lo para os momentos de caos que, inevitavelmente, a vida lhe trará. Sempre tenha um plano B.

8. Não deixe que os outros definam quem você é: ainda que o homem viva em comunidade, não deixe que a ideologia do grupo defina sua essência.

9. Faça mais do que é exigido: para ser bem sucedido, você deve superar concorrentes. E quando estiver no topo, sozinho, a competição continua. Contra vocês mesmo.

10. Auto-conhecimento é sempre valioso: se você pode se enxergar da mesma maneira que os outros enxergam você, fica mais fácil trabalhar e se relacionar com os demais.

11. Preconceitos afetam tudo o que você faz: sua visão de mundo influencia todas as decisões que você toma. Se você está ciente dos seus preconceitos, você pode minimizá-los e agir da maneira mais adequada e justa em cada situação.

12. Viver no presente mantém você focado: aceite que o passado não pode ser mudado. Aproveite o presente da melhor maneira possível, pois é dele que depende seu futuro.

13. Conviver com diferenças enriquece sua bagagem: viver cercado de semelhantes limita a sua criatividade. Buscar novas perspectivas faz você aprender mais e se desenvolver mais rapidamente.

14. Viaje bastante: além de ficar exposto a novas perspectivas, quando você viaja seu cérebro sai do "piloto automático" e você retorna ao trabalho revigorado.

15. Corra riscos até encontrar o que procura: se você ainda não achou um trabalho que o faça feliz, não se acomode.

16. Cuide da sua saúde: não dá para correr atrás dos sonhos se você sofrer constantes problemas de saúde.

17. Sua reputação deve ser protegida: reputação é algo que não se recupera, e má reputação pode significar uma vida de insucessos. Seja honesto, confiável e gentil em tudo o que fizer.

18. Não tome decisões com base nas emoções: um reação instintiva influenciada pela raiva ou pânico pode destruir uma vida de trabalho num instante. Fique calmo antes de tomar qualquer grande decisão.

19. Perdoe aos outros e a si mesmo: pessoas, queridas ou desconhecidas, irão desapontá-lo e, claro, você deve agir de acordo. Mas não guarde mágoas.

20. Tenha um propósito maior: ser bem-sucedido na carreira é bom, mas tenha em mente que o mundo que o cerca é muito maior. Pense no que você pode fazer pelo mundo.

21. A vida é curta: aproveite o tempo da melhor maneira possível.

22. Há muita coisa que você não conhece: se existe alguém mais competente para realizar a tarefa, deixe que esta pessoa o faça. Se há um discussão cujo assunto você não domina, resista à tentação de querer participar.

23. Seja honesto consigo mesmo: durante o processo de crescimento pessoal, muita coisa desagradável há de acontecer. Você deve aceitar tais coisas como são.

24. A felicidade é uma escolha: é você quem escolhe como agir. Escolher ser feliz e otimista, independentemente da situação, traz mais sucessos do que quando você age de maneira negativa.

25. Tenha confiança: quando você acredita em si mesmo, os outros tendem a acreditar no que você diz.

26. Todo mundo tem medo: todos têm medo de falhar. A diferença do bem-sucedido é que ele aceita seus medos e sabe controlar a ansiedade.

27. Seja gentil, sempre: você não sabe o que se passa na vida dos outros. Mesmo aquele que parece estar feliz pode estar passando por um dia difícil. Um pequeno gesto de gentileza pode fazer uma grande diferença.

28. Nada é perfeito: ao contrário dos filmes, nem sempre o mocinho vence. Aprecie o que tem, e você será mais feliz por isso.

29. Aprenda com os sucessos dos outros: é bom ter que heróis que o inspirem e sirvam de exemplo para que você trilhe seu caminho.

30. Não conte com a sorte: não se pode negar que a sorte esteve presente em muitas histórias de sucesso, mas você não pode contar com isso. Na grande maioria dos casos, o sucesso é fruto de trabalho árduo. Também se costuma dizer que a sorte nada mais é do que o encontro da preparação com a oportunidade.


Que tal começar a ser bem-sucedido a partir de AGORA?