Lavagem de sofá


A lavagem de sofá não serve apenas para deixar o sofá limpo aos olhos de quem vê, mas também para remover ácaros e bactérias, os quais podem desencadear reações alérgicas em muitas pessoas.

Um problema, no entanto, é que não é nada fácil proceder com a limpeza de sofá ou estofado, já que, na maioria das vezes, o revestimento do móvel é feito com um tecido que demanda cuidados especiais (couro, camurça, entre outros). Se você chegar com um balde, sabão e uma escova, é muito provável que acabe danificando o sofá. E, considerando, que o valor desse móvel não costuma ser nada barato (alguns jogos de estofados custam mais de mil reais!), danificá-lo certamente não faz parte dos planos. Sendo assim, é bom estar atento a algumas dicas para a lavagem de sofás, as quais apresentamos a seguir!


Como lavar sofá. Impermeabilização de estofados


A dica básica é: contrate uma empresa especializada em lavagem de sofás. Pois é, você deve estar pensando que o serviço é caro, mas sairá mais caro ainda você danificar o sofá e precisar reformá-lo (ou pior, comprar outro). Tudo para evitar que você fique com um sofá amarelado, com cores desbotadas ou com couro ressecado.

A contratação de alguém especializado se faz necessária porque, como já dito, o revestimento de um sofá demanda cuidados especiais em questão de produtos e equipamentos utilizados na limpeza. Um desses equipamentos é a lavadora extratora de alta pressão, que, através da extração a vácuo, retira toda a sujeira da fibra do sofá, promovendo uma limpeza até sete vezes mais eficaz do que os procedimentos tradicionais. Além da lavadora, empresas especializadas em lavagem de sofá também contam com um vasto "arsenal" de produtos bactericidas, fungicidas e acaricidas, capazes de promover uma higienização completa do estofado. Por fim, depois da limpeza com estes procedimentos profissionais, o sofá deve ficar seco num intervalo de 4 a 8 horas.

No entanto, se você acha que não está em condições de contratar um profissional especializado, alguns truques caseiros podem amenizar a situação de sujeira do seu sofá. Mas vale reiterar que existe algum risco em fazer a limpeza do sofá por conta própria, hein.


Lavagem de sofá a seco

1. Aspire o sofá usando um aspirador de pó. O resultado é ainda melhor se você utilizar a ponta do aspirador específica para limpeza de sofás;

2. Compre panos para limpeza a seco, facilmente encontrados em supermercados. Faça um teste com o pano em uma parte do tecido no sofá que esteja menos à mostra, esfregando-o normalmente. Se o pano promover uma limpeza sem danificar o sofá, realize o mesmo procedimento em todo o sofá;

3. Se a limpeza com o pano fão for suficiente, molhe levemente um pano numa mistura de água com detergente e esfregue no sofá. Faça um teste em uma área menos à mostra também antes de esfregar em todo o sofá;

4. Deixe o sofá secar ao ar e, se necessário, utilize um aspirador de líquidos em partes muito molhadas;

5. Para limpar as almofadas do sofá, cubra-as com bicarbonato de sódio, de maneira uniforme, e deixe repousar por 15 minutos. O produto é capaz de retirar manchas e odores. Depois disso, aspire as almofadas com muito cuidado. Se não for o suficiente, realize o mesmo procedimento utilizado no sofá (pano levemente molhado). Deixe as almofadas secarem antes de colocar de volta no sofá;

6. Por fim, evite vapor ou calor para limpar o sofá, pois isso cria rugas e pode descolorir o tecido.


Dicas gerais para limpeza de sofás

A lavagem do sofá é um último recurso, utilizado quando o móvel já está sujo demais. Para adiar essa necessidade o máximo possível, uma boa dica é seguir alguns procedimentos básicos e rotineiros para manter o sofá sempre limpo. Listamos alguns a seguir:

• De 15 em 15 dias, recomenda-se limpar o sofá utilizando uma escova de cerdas macias e um aspirador de pó;

• Sofás de couro podem ser limpos com sabão puro, mas somente a espuma deve ser aplicada, sem molhar muito. Uma esponja úmida deve ser utilizada para retirar o excesso. Além disso, recomenda-se utilizar um condicionador de couro (sim, existe) para retomar o brilho e a umidade do material;

• Sofás de vinil devem ser limpos com o bicarbonato de sódio com um pano;


A verdade é que para cada tipo de revestimento do sofá (couro, vinil, camurça, tecido etc.) um procedimento de limpeza é mais adequado, mas só falaremos sobre esses procedimentos específicos em artigos futuros. No entanto, fique à vontade para expôr suas dúvidas nos comentários deste artigo.


Também falaremos, em breve, sobre impermeabilização de estofados, uma ótima maneira de nunca mais precisar se preocupar com lavagem de sofá.