Como calcular porcentagem no Excel


Ensinar a calcular porcentagem (ou percentagem) no Excel é um tanto quanto delicado. Isso porque, ao longo da minha vida, já vi pessoas calcularem porcentagem de n maneiras diferentes. Mas já que o blog é meu, vou ensinar da maneira que estou habituado a fazer. :P

como calcular percentual no Excel


Na imagem acima, vemos uma tabela fictícia contendo o preço de custo, o preço de venda e margem de lucro de um produto qualquer. A margem de lucro é dada por um percentual. E como calcular esse percentual? Na célula C2, cliquei com o botão direito, selecionei Formatar células... e escolhi a opção Porcentagem, com 2 casas decimais. Depois, digitei o seguinte:

= B2 / A2 - 1


Infelizmente, não sei explicar a lógica que utilizei aqui. Mas garanto que funciona! =D


Agora vamos supor que, nesse produto de R$ 85,00, você queira dar um desconto qualquer ao comprador:

cálculo de por cento no Excel. Porcento


Na célula D2 especifiquei o percentual de desconto (5%). Neste caso, não se deve formatar a célula, ela deve estar como formato Geral. E, na célula E2, que irá conter o preço final do produto, utilizei a seguinte fórmula:

= B2 - D2% * B2


Isso serviu para especificar que o novo preço é igual ao valor de B2 menos tantos % desse valor.



Bem, por enquanto é isso. Garanto que há melhores formas de explicar o cálculo de porcentagem no Excel, mas tentei o meu melhor. =D

Utilizem o espaço de comentários para deixarem suas dúvidas e opinarem sobre métodos melhores e voltados a situações específicas que lidem com percentuais. Compartilhar o conhecimento é o que há! =)