Como fazer um índice


Item indispensável em trabalhos escolares ou acadêmicos minimamente decentes e bem feitos, o índice (também chamado sumário) é algo que pode gerar dor de cabeça enquanto é feito. Isso porque fazê-lo manualmente NUNCA dá certo: por mais que você meça espaços e tabulações, algum número de página sempre vai sair desalinhado e você terá vontade de gritar FFFFFUUUUUUUUUU-

Mas por que passar por esse transtorno se os editores de texto oferecem a opção de criar índice automático? A seguir, ensinarei como fazer um índice no Microsoft Word 2003. A lógica deve ser semelhante para outras versões do Word (como o Word 2010) e para outros editores de texto, como o do OpenOffice.


Como fazer um índice automático

Para criar um índice automático que funcione, é importante que, ao redigir o documento, os títulos e subtítulos de capítulos utilizem uma formatação de título. Para tanto, basta selecionar o título de um capítulo e clicar na barra de estilos e formatação, mostrada na figura a seguir:

Como fazer um sumário no Word. Como fazer um índice. Como criar um índice no Word


Por padrão, fica selecionada a opção Normal. Para formatar adequadamente os títulos de capítulo, você deve clicar nessa barra e selecionar o estilo de título pertinente à situação (Título 1 para título de capítulo, Título 2 para subtítulo e assim por diante).

Se todos os títulos e subtítulos estiverem corretamente formatados, o trabalho está pronto para receber um índice ou sumário automático.

Para inserir o índice automático, basta fazer o seguinte:

1 - Clique com o cursor na página que deverá receber o sumário;
2 - Na barra superior, clique em Ferramentas > Macro > Macros...;
3 - Uma nova janela deve abrir. Em Macros em: clique em Comandos do Word;
4 - Uma lista de opções deve surgir logo acima. Procure por InserirÍndiceAnalítico e selecione;
5 - Clique em Executar;
6 - Pronto! Se você fez tudo certo (ou eu não esqueci de explicar nada =P), seu índice automático deve surgir na tela!


Apesar de chamarmos de automático, esse índice é quaaase automático. Isso porque, caso você escreva mais coisas no trabalho, ele não se atualizará sozinho. Mas isso você resolve facilmente: basta clicar com o botão direito do mouse sobre o índice e clicar em Atualizar campo > Atualizar o índice inteiro > OK.


E aí? Aprendeu como fazer um índice automático para trabalhos escolares? =D



Receba por e-mail