Item indispensável em trabalhos escolares ou acadêmicos minimamente decentes e bem feitos, o índice (também chamado sumário) é algo que pode gerar dor de cabeça enquanto é feito. Isso porque fazê-lo manualmente NUNCA dá certo: por mais que você meça espaços e tabulações, algum número de página sempre vai sair desalinhado e você terá vontade de gritar FFFFFUUUUUUUUUU-
Mas por que passar por esse transtorno se os editores de texto oferecem a opção de criar índice automático? A seguir, ensinarei como fazer um índice no Microsoft Word 2003. A lógica deve ser semelhante para outras versões do Word (como o Word 2010) e para outros editores de texto, como o do OpenOffice.

Por padrão, fica selecionada a opção Normal. Para formatar adequadamente os títulos de capítulo, você deve clicar nessa barra e selecionar o estilo de título pertinente à situação (Título 1 para título de capítulo, Título 2 para subtítulo e assim por diante).
Se todos os títulos e subtítulos estiverem corretamente formatados, o trabalho está pronto para receber um índice ou sumário automático.
Para inserir o índice automático, basta fazer o seguinte:
1 - Clique com o cursor na página que deverá receber o sumário;
2 - Na barra superior, clique em Ferramentas > Macro > Macros...;
3 - Uma nova janela deve abrir. Em Macros em: clique em Comandos do Word;
4 - Uma lista de opções deve surgir logo acima. Procure por InserirÍndiceAnalítico e selecione;
5 - Clique em Executar;
6 - Pronto! Se você fez tudo certo (ou eu não esqueci de explicar nada =P), seu índice automático deve surgir na tela!
Apesar de chamarmos de automático, esse índice é quaaase automático. Isso porque, caso você escreva mais coisas no trabalho, ele não se atualizará sozinho. Mas isso você resolve facilmente: basta clicar com o botão direito do mouse sobre o índice e clicar em Atualizar campo > Atualizar o índice inteiro > OK.
E aí? Aprendeu como fazer um índice automático para trabalhos escolares? =D
Mas por que passar por esse transtorno se os editores de texto oferecem a opção de criar índice automático? A seguir, ensinarei como fazer um índice no Microsoft Word 2003. A lógica deve ser semelhante para outras versões do Word (como o Word 2010) e para outros editores de texto, como o do OpenOffice.
Como fazer um índice automático
Para criar um índice automático que funcione, é importante que, ao redigir o documento, os títulos e subtítulos de capítulos utilizem uma formatação de título. Para tanto, basta selecionar o título de um capítulo e clicar na barra de estilos e formatação, mostrada na figura a seguir:
Por padrão, fica selecionada a opção Normal. Para formatar adequadamente os títulos de capítulo, você deve clicar nessa barra e selecionar o estilo de título pertinente à situação (Título 1 para título de capítulo, Título 2 para subtítulo e assim por diante).
Se todos os títulos e subtítulos estiverem corretamente formatados, o trabalho está pronto para receber um índice ou sumário automático.
Para inserir o índice automático, basta fazer o seguinte:
1 - Clique com o cursor na página que deverá receber o sumário;
2 - Na barra superior, clique em Ferramentas > Macro > Macros...;
3 - Uma nova janela deve abrir. Em Macros em: clique em Comandos do Word;
4 - Uma lista de opções deve surgir logo acima. Procure por InserirÍndiceAnalítico e selecione;
5 - Clique em Executar;
6 - Pronto! Se você fez tudo certo (ou eu não esqueci de explicar nada =P), seu índice automático deve surgir na tela!
Apesar de chamarmos de automático, esse índice é quaaase automático. Isso porque, caso você escreva mais coisas no trabalho, ele não se atualizará sozinho. Mas isso você resolve facilmente: basta clicar com o botão direito do mouse sobre o índice e clicar em Atualizar campo > Atualizar o índice inteiro > OK.
E aí? Aprendeu como fazer um índice automático para trabalhos escolares? =D
ficou muito ruim porque nao fala sobre oque a gente que.....................nao gostei!!!
ResponderExcluirgostei mas não amprendir nada
ResponderExcluirGostei, mas é muito complicado; mesmo assim, valeu a intensão!!!!!!!!
ResponderExcluireu entendi, obrigada! Só queria saber de uma coisa, o sumário e o índice sao partes diferentes do livro. e vc ensinou este misturando os dois conceitos.
ResponderExcluirsendo assim fiz um sumário automático. mas nao tou conseguindo fazer um índice automático. afinal como faço a ordenaçao alfabética do meu índice?
=(
me mastra como se faz e isso que eu quero saber e importante
ResponderExcluirÉ LEGAL MAIS MUITO COMPLICADO!!!!!!!! MAS VALEU ME AJUDOU!!!! BASTANTE!!!!!!! AGORA SEI FASER UM UNDICE. MAS NAO ALTOMATICO! RSRSRSRSRS...
ResponderExcluirÉ LEGAL MAS É MT COMPLICADO... NAO ENTENDI NADA!!! MAS VALEU MESMO ASSIM..! rsrsrsrs...
ResponderExcluirsumario e indice são coisas completamentes diferentes ! isso não ajuda ninguem"!
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