GP Investimentos


GP Investimentos, bolsa de valores. Grand Prix. GP INVEST DR3 - Gp Investments, Ltd. DR3


A GP Investments é uma das líderes no mercado de private equity na América Latina.

Mas o que é private equity? Trata-se de um tipo de atividade financeira realizada por instituições - como a GP - que investem essencialmente em empresas que ainda não são listadas em bolsa de valores, com o objetivo de alavancar seu desenvolvimento. Tais empresas são vistas como dotadas de potencial, mas geralmente passam por dificuldades financeiras ou precisam de recursos para se desenvolverem, como as do setor de tecnologia. Sendo assim, o objetivo dos fundos de private equity é capitalizar a empresa, “arrumar” a administração, e depois vender a participação por um valor substancialmente superior ao comprado.

Voltando à GP Investimentos, o grupo foi formado em 1993, pelos empresários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira, mas mudou de mãos em 2003, sob o comando de uma segunda geração de financistas, capitaneada pelo carioca Fersen Lambranho e pelo paulista Antonio Bonchristiano.

Em junho de 2006, a GP Investments efetuou sua Oferta Pública Inicial (IPO), tornando-se a primeira companhia de private equity listada em bolsa da América Latina. Desde então, é negociada na negociada na BM&FBovespa (Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuros de São Paulo) sob a sigla GPIV11. Ou seja, quem quiser investir na bolsa tem a oportunidade de investir na companhia.

Atualmente o grupo possui participação de controle (ou controle compartilhado) em 13 companhias: Fogo de Chão, Tempo Assist, BR Properties, Magnesita S.A., San Antonio, Hypermarcas S.A., Allis, Invest Tur, Estácio, Leitbom, Imbra e BRZ Investimentos. Em seu histórico de investimentos, também constam grandes companhias como ALL Logística, Gafisa, Submarino S.A., Equatorial Energia e MANDIC.

Não é a toa que, de certa forma, considera-se que a GP Investimentos reconstruiu o mundo dos negócios no Brasil, ganhando fama e "fazendo a alegria" dos seus acionistas.

Para mais informações a respeito da GP Investimentos, tais como sua história, sua estratégia de investimento, seu portfólio e sua estrutura organizacional, acesse o site oficial: http://www.gp.com.br (em inglês).


•••

Com informações da Wikipédia, Folha de São Paulo e do Dinheirama.