Como desentupir privada


A privada entupiu? Não precisa se desesperar, tampouco contratar um encanador ou uma desentupidora para resolver esse problema! Existem alguns métodos caseiros de desentupimento de vaso sanitário que são bem eficazes, os quais você confere a seguir!


Como desentupir vaso sanitário do banheiro



Como desentupir privada vedando com plástico ou jornal

Esse método também é conhecido como subir na privada, e é um dos métodos mais eficientes e simples para se desentupir um banheiro.

Basta fazer o seguinte:

1) Abra a tampa da privada (só a tamba de cima, deixe o assento abaixado);
2) Cubra o assento com um saco de lixo e jornal velho ou apenas com uma grossa camada de jornal velho de modo a tampar totalmente o assento;
3) Feche a tampa e fique de pé sobre a privada de forma a vedar completamente a entrada de ar (mas tenha muito cuidado para não quebrar a tampa e cair dentro do vaso, ou pior, acabar se machucando);
4) Aperte/puxe a descarga.

Ao dar a descarga, parte do ar que está dentro da privada normalmente sai por cima. Como a abertura estará vedada, o ar, juntamente com a água da descarga sairá pelo cano da privada, empurrando tudo o que estiver trancando, já que a pressão exercida pelo ar e a água da privada é bem forte.


Como desentupir privada usando água quente

Não tem segredo. É só jogar água quente na privada até ela desentupir. Costuma ser eficiente, embora possa demorar a surtir efeito.


Como desentupir privada usando desentupidor

desentupidor de banheiro


O desentupidor de vaso é algo parecido com o que você vê acima, mas existem modelos diferentes.

Esse método é meio trabalhoso, pois demanda um tanto de força de quem estiver realizando a operação de desentupimento. O negócio consiste no seguinte:

1) Posicione o desentupidor de forma a vedar a saída da privada;
2) Pressione e puxe;
3) Aperte a descarga para verificar se deu certo;
4) Repita a operação até que funcione.


Como desentupir privada usando soda cáustica

Simples: jogue um pouco de soda cáustica na privada e pressione a descarga. Vai dissolver tudo!


No entanto, se esse método não funcionar, existe outro mais rebuscado que também se utiliza de soda cáustica. É o seguinte:

1) Em um balde cheio de água, coloque 2 colheres (sopa) de soda cáustica e 2 colheres (sopa) de sal;
2) Misture tudo até que vire uma mistura homogênea;
3) Despeje o conteúdo do balde na privada (não é pra jogar o balde junto, hehe);
4) Depois de meia hora, jogue um balde de água fervendo.
5) Deve funcionar!


Algumas observações:

tenha cuidado ao manusear a soda cáustica, senão ela vai dissolver sua mão também!
• depois de realizar a mistura, despeje o conteúdo imediatamente na privada, ou a soda cáustica vai corroer o balde.


Como desentupir privada usando Diabo Verde

O Diabo Verde é um produto que leva soda cáustica na sua composição, e serve justamente para o desentupimento de vasos, pias, ralos e esgotos. No caso da privada, basta despejar o conteúdo (1 litro) e esperar 6 horas.

Outro método consiste em diluir o Diabo Verde em uma proporção de uma tampinha para cada 3 litros de água fervendo e ir despejando na privada até que ela esteja desentupida.

MUITO CUIDADO AO MANUSEAR O DIABO VERDE! Evite respirar os vapores da água misturada ao Diabo Verde, pois isso pode ocasionar irritações em suas vias respiratórias.


Como manusear soda cáustica ou Diabo Verde com segurança?

Sempre que for manusear produtos químicos para desentupir privadas, busque utilizar óculos de proteção e luvas para evitar queimaduras.

Ao despejar Diabo Verde ou soluções com soda cáustica, evite fazê-lo apressadamente, de modo a prevenir respingos que poderiam acabar lhe ferindo (nos olhos, por exemplo). Despeje o produto tranquilamente que ele funcionará do mesmo jeito.

Em caso de contato acidental com a pele ou olhos, lave imediatamente com água abundante. Se mesmo assim notar qualquer desconforto procure auxílio médico imediatamente.

Não utilize Diabo Verde por mais de 3 ou 4 vezes na mesma tubulação, sob risco de corrosão dos seus tubos e infiltrações de difícil solução.

IMPORTANTÍSSIMO: Não invente misturas! Não tente misturar soda cáustica ou Diabo Verde com outros produtos, como álcool, vinagre ou ácido muriático. Tais misturas podem causar reações químicas perigosíssimas ou simplesmente inutilizar o produto. Em alguns casos, poderá se estar produzindo algo extremamente corrosivo e que certamente causará danos sérios ao encanamento e talvez até mesmo acidentes graves.


Como desentupir privada usando Coca-Cola

O quê? Pois é, aquelas histórias de que o sagrado refrigerante é corrosivo não são brincadeira!

Se você não tem soda cáustica nem diabo verde em casa, a coca-cola serve como substituta. Basta despejar uma garrafa de dois litros na privada, puxar a descarga e voilà!


•••

Se nenhuma dessas alternativas funcionar, você deve procurar um profissional ou empresa de desentupimento, pois há algo não orgânico em seus canos, impossível de ser dissolvido por tais métodos.



(Para mais informações, acesse o site Como desentupir vaso sanitário)