Como colocar minha empresa no Google


Num mundo cada vez mais globalizado e conectado, quem não está na internet está um passo atrás. Essa frase, apesar de ser um dos maiores clichês contemporâneos, retrata a realidade. Ainda mais quando falamos do mercado de consumo de produtos e serviços.

Se, antigamente, quando as pessoas desejavam algum produto ou serviço, recorriam unica e exclusivamente às listas telefônicas, a primeira opção de hoje, quase sempre, é procurar na internet, em especial no Google — e a tendência é que esse comportamento se torne cada vez mais comum.

Mas, peraí, sua empresa ainda não está lá? Está na hora de mudar esse panorama, não? Aprenda como colocar uma empresa no Google, a seguir.


Fazer minha empresa aparecer nos mapas do Google. Google Maps. Como aparecer no Google de graça


A presença de uma empresa no Google — ou nos demais buscadores — pode ser trabalhada de várias formas, dependendo dos objetivos da empresa. Pode ser cara e com resultados quase garantidos (através da compra de links patrocinados no Google, o buscador mais utilizado no país), nem tão cara e com resultados nem tão garantidos (pela contratação de profissionais de SEO: otimização para mecanismos de busca) e até mesmo de graça, mas com resultados bastantes voláteis.

Neste artigo, o primeiro de uma possível série, vamos tratar do básico e gratuito.


Como fazer minha empresa aparecer no Google

Faça um teste: entre no Google e faça uma busca por restaurante. O resultado vai ser um mapa semelhante ao que ilustra este artigo, mostrando informações (como endereço, telefone e site) de restaurantes próximos à sua residência. Isso porque o Google é capaz de detectar sua localização e sugerir opções nas proximidades — a tecnologia é incrível, não?

Mas aqueles restaurantes não aparecem ali por acaso. Muitos deles foram cadastrados através de uma ferramente do Google chamada Google Places, com a qual qualquer pessoa pode cadastrar sua empresa GRATUITAMENTE. Exatamente: é possível aparecer no Google de graça — ao menos por enquanto. O cadastro não é restrito a restaurantes. Aliás, muito pelo contrário: empresas de qualquer ramo de atividade podem aderir ao sistema. Desse modo, supõe-se que, no futuro, o Google poderá sugerir empresas de todos os segmentos na busca. Atualmente, muita coisa já aparece, como restaurantes, borracharias, universidades, livrarias, postos de combustível e muito mais.

Quer saber como cadastrar sua empresa no Google e, finalmente, aparecer por lá? Então faça o seguinte:

1. Acesse o Google Places;
2. Faça o login - você deve ter uma conta Google;
3. Informe o número de telefone da empresa;
4. Na página seguinte, preencha o cadastro com as informações da sua empresa: país, nome da empresa, endereço, cidade, estado, CEP, telefone principal, e-mail (o e-mail da empresa, não o seu pessoal), site, descrição da empresa, categorias de serviço (você pode informar até 5, sendo que pelo menos uma deve estar entre as categorias sugeridas), horários de funcionamento, opções de pagamento, detalhes adicionais (como existência de estacionamento no local);

• No campo "áreas servidas e configurações de local", você tem duas opções:
- Não, todos os clientes vêm até o local da empresa (para o caso de restaurantes, por exemplo)
- Sim, esta empresa atende clientes em seus locais (para casos de atendimento a domicílio, como consertos)


Caso a resposta seja Sim, você deve informar quais as áreas de atuação da empresa. Você pode informar a distância a partir de um certo ponto ou então as localidades atendidas (municípios ou CEPs)

• Você também pode enviar fotos e vídeos da sua empresa, nos campos correspondentes.

5. Com o cadastro concluído, clique em Enviar;

6. Na nova página que abrir, você será perguntado sobre o método de verificação, uma medida de segurança do Google para confirmar que a empresa foi cadastrada corretamente. Basta escolher o método de envio: ligação telefônica, envio de SMS (mensagem no celular) ou envio de telegrama. Tal método consiste no envio de um código segurança (PIN), o qual deve ser informado na página de configurações da empresa, dentro da sua conta Google Places.


•••

Quando conseguir cadastrar sua empresa, volte aqui para contar suas impressões. E, se não conseguir, sinta-se livra para tirar suas dúvidas através do espaço de comentários.

Por hoje é isso. Até o próximo artigo sobre como colocar uma empresa no Google.