O que é turismo receptivo?


No artigo sobre negócios de turismo, falamos que uma das boas oportunidades na área seria a abertura de uma agência turismo receptivo. Mas, afinal, o que é turismo receptivo? É o que explicaremos no artigo a seguir, confira!

Oportunidades na área de turismo receptivo


O turismo receptivo é o conjunto de bens, serviços, infraestrutura, atrativos turísticos e tudo mais, pronto a atender às expectativas dos turistas. Trata-se, portanto, do inverso do turismo emissivo, que consiste em enviar os turistas. Corresponde à oferta turística da localidade receptora, quanto aos seus respectivos atrativos, bens e serviços que podem serem oferecidos aos turistas lá presentes.

Para se organizar de modo a ter uma boa estrutura, o turismo receptivo deve estar alicerçado em três elementos essenciais:

• Relação harmônica entre governo e negócios do segmento turístico, tais como hotéis e restaurantes;
• Apoio e investimentos dos empresários;
• Envolvimento da comunidade local.

A boa relação entre tais elementos é fundamental para o estabelecimento de um centro turístico receptor competitivo. Mas frise-se, isso é apenas o fundamental, o básico. Na verdade, o que irá atrair turistas é o diferencial do local.

Aqui cabe uma discussão: uma boa estrutura de turismo receptivo é capaz de compensar a carência de atrativos turísticos? Acredito que depende do caso, depende do perfil do turista. Um turista que busca tranquilidade, por exemplo, certamente levará mais em conta a estrutura de recepção, a hospitalidade do povo, a ausência de incômodos. Cabe ao empreendedor do ramo turístico estudar o seu mercado, analisando todas as possibilidades, ameaças e oportunidades.

A conta para definir o quão atrativo é um destino turístico leva em conta muitas variáveis — sendo que muitas são bastante subjetivas. Além dos três elementos fundamentais supracitados, ainda são levados em conta os atrativos naturais, históricos e culturais do local; facilidade de acesso; marketing — se ninguém conhece o local, ninguém vai; infraestrutura básica e complementar; condições de vida da população local; posicionamento geográfico; entre muitos outros.

Por fim, podemos citar alguns dos negócios ligados ao turismo receptivo:
• hotéis e pousadas;
• restaurantes;
• serviços de transporte;
• comércio, principalmente o especializado em produtos locais, como lembranças e alimentos típicos da região.


Receba por e-mail