Pular para o conteúdo principal

Aplicativos Medicina

Engana-se quem pensa que o desenvolvimento de aplicativos (apps) para smartphones e tablets (como iPhone e iPad) fica restrito às redes sociais e aos joguinhos. Um ramo cada vez mais explorado é o dos aplicativos voltados ao uso profissional, inclusive na área da medicina.

E é justamente destes que falaremos neste artigo. Confira, a seguir, uma lista de aplicativos para medicina!


Aplicativos para médicos e estudantes de medicina



Os links abaixo apontam para o iTunes (loja da Apple), mas alguns dos aplicativos também estão disponíveis para Android.


Anamnese

Aplicativo útil para os profissionais que são obrigados a anotar a anamnese (entrevista com o paciente) em um papel para só então a repassarem para o prontuário. Com o Anamnese, a anotação é feita diretamente no dispositivo e fica gravada para ser posteriormente revisada. O aplicativo ainda permite guardar fotos de exames, sejam elas fotografadas na hora com a câmera do iPhone ou já existentes na biblioteca do dispositivo. Além disto, o app cona com um Guia de Anamnese, que oferece uma explicação dos conceitos-chave para a compreensão da anamnese.

Preço: $4.99
http://itunes.apple.com/app/anamnese/id521121519?mt=8


GestaTools

Com este aplicativo é possível calcular o tempo de gestação, seja pela data da última menstruação como pelo ultrassom, além de também possuir uma calculadora do índice de Bishop (Índice utilizado na avaliação da necessidade de indução do parto) e IMC. Peca por ser um programa muito lento, que costuma travar.

Preço: Grátis
http://itunes.apple.com/br/app/gestatools/id458897590?mt=8


Eponyms

Este aplicativo é um dicionário de epônimos (nomes próprios que são emprestados a nomenclatura de outra coisa; exemplo: Mal de Alzheimer), que, embora estejam caindo em desuso, ainda são frequentes no cotidiano médico. A busca é feita em inglês.

Preço: Grátis
http://itunes.apple.com/br/app/eponyms/id286022402?mt=8


Guia dos Remédios

É um aplicativo que conta com uma grande quantidade de bulas de remédios, sendo constantemente atualizado com novos bulas. Seu grande problema e na questão de interface, que mostra as bulas em texto corrido, sem um menu padronizado para se clicar e ir direto à informação que se busca. Mas, no geral, é um aplicativo muito útil.

Preço: $5.99
http://itunes.apple.com/br/app/guia-dos-remedios/id416899847?mt=8


Código de Ética Médica

Como o próprio nome diz, esse app trata-se da versão digital do código de ética médica. Excelente para esclarecer dúvidas pontuais no cotidiano da prática médica. Além disso, é bem organizado e fácil de usar.

Preço: Grátis
http://itunes.apple.com/br/app/codigo-de-etica-medica/id427411522?mt=8


Guia dos Exames

Útil para sanar dúvidas sobre valores de referência para exames laboratoriais, suas principais indicações, procedimento para coleta de exames e diagnóstico diferencial. Conta com mais de 200 exames separados por categorias, e ainda permite a marcação de favoritos para acesso rápido.

Preço: $5.99
http://itunes.apple.com/us/app/guia-dos-exames/id473115054?l=pt&ls=1&mt=8


UpToDate

Esse aplicativo é uma plataforma de referências para literatura médica, que conta com revisões atualizadas sobre praticamente todos os temas da medicina. Possui ainda pesquisa com função “autocomplete” e algumas calculadoras clínicas. Só existe na versão online.

Preço: Grátis, mas requer assinatura do serviço (mais informações aqui)
http://itunes.apple.com/us/app/uptodate/id334265345?mt=8&ign-mpt=uo%3D4


Netter’s Atlas of Human Anatomy

O aplicativo conta com o mesmo material da famosa versão impressa. São mais de 500 ilustrações da anatomia humana coloridas e divididas em categorias de fácil acesso, além de imagens de radiografias e tomografia computadorizada. Além da versão completa, existe também uma versão gratuita (e limitada) e a possibilidade de comprar partes individuais de determinadas estruturas.

Preço: $79.99
http://itunes.apple.com/us/app/netters-atlas-human-anatomy/id407740739?mt=8


Ombro e Cotovelo

Aplicativo bastante útil para profissionais não especialistas em patologias do ombro e cotovelo. Conta com informações sobre bursites, tendinites, epicondilites etc., e é escrito de forma simples, o que facilita o uso estudantes e profissionais de outras áreas.

Preço: Grátis
http://itunes.apple.com/br/app/ombroecotovelo/id471753082?mt=8OrtoClass


OrtoClass

Aplicativo indicado para estudantes de medicina e residentes do primeiro ano da ortopedia. Auxilia no uso de epônimos e memorização de estruturas para classificação de fraturas.

Preço: Grátis
http://itunes.apple.com/br/app/ortoclass/id476930211?mt=8


Diretrizes Crack

Aplicativo disseminado pelo Conselho Federal de Medicina(CFM), contando com diretrizes gerais médicas para assistência integral ao dependente do uso de crack. As diretrizes indicam, por exemplo, o encaminhamento que deve ser dado aos usuários de crack no âmbito do SUS, com referência, entre outros recursos, à estrutura de urgências e emergências, de consultórios de rua e de albergues terapêuticos.

Preço: Grátis
http://itunes.apple.com/br/app/diretrizes-crack/id493830376?mt=8&ign-mpt=uo%3D4


Evernote

De maneira geral, trata-se de um "porta anotações” que permite o armazenamento de textos, também fotos e pdfs. Não é voltado exclusivamente para a medicina, mas acaba sendo muito útil aos profissionais da área.

http://itunes.apple.com/us/app/evernote/id281796108?mt=8


Medscape

É uma extensa base de dados com informações a respeito de doenças, tratamentos, remédios e protocolos. É capaz de salvar vidas (literalmente), principalmente nos momentos em que dá um "branco" no médico. Em inglês.

http://itunes.apple.com/us/app/medscape/id321367289?mt=8


Epocrates

Semelhante ao Medscape, porém mais completo. Também em inglês.

http://itunes.apple.com/us/app/epocrates/id281935788?mt=8


MedCalc

É uma calculadora de medicina, que possui fórmulas para diversas áreas, como nefrologia, cardiologia, pediatria, obstetrícia, entre outras.

http://itunes.apple.com/us/app/medcalc-medical-calculator/id299470331?mt=8


Genéricos BR

Conta com informações dos remédios genéricos do Brasil. A busca pode ser feita pelo nome do composto ativo ou nome comercial. Fornece informações sobre as formas de comercialização do medicamento, indicações, contraindicações, interações medicamentosas e um link para a bula no site da Anvisa.

http://itunes.apple.com/br/app/genericos-br/id369562600?mt=8


CID10 Pro

Aplicativo que fornece a lista CID-10 (Classificação Internacional de Doenças). Além do CID de cada doença, o app também fornece uma descrição breve e as propriedades da doença. Grátis e em português.

http://itunes.apple.com/br/app/cid-10-pro/id403600629?mt=8


•••

Com informações do ótimo blog Não dou atestado.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Programa abre mas fica minimizado

Um programa funcionava normalmente no seu computador, até que um dia você abre esse programa, ele aparece na barra de tarefas (a barra inferior), mas a janela do programa não abre . Além disso, nenhuma janela de erro aparece. É como se o programa estivesse minimizado e não houvesse como maximizá-lo. O que aconteceu? Pelo que vi internet afora, esse problema é bastante comum no Windows 7, embora o motivo não seja bem claro. Mas, apesar de não se saber ao certo a causa do problema, a solução é bem fácil. Basta fazer o seguinte: 1. Pressione Ctrl + Alt + Del ; 2. Selecione Iniciar Gerenciador de Tarefas ; 3. Na aba Aplicativos , clique com o botão direito do mouse sobre o programa que abre e fica minimizado; 4. Clique em Maximizar e pronto! Seguindo esse procedimento, é bem provável que a janela do programa apareça. Se não aparecer, talvez seu problema seja mais grave :\. Além disso, depois que você realizar esse procedimento uma vez, o programa voltará a funcionar normalm

Segredos do Mar - Orkut

Segredos do Mar é o novo jogo do Orkut , que promete ser sensação, como os já consagrados Vida Rock , Mini Fazenda , Joga Craque e Colheita Feliz . O jogo Segredos do Mar traz a melhor experiência na criação de peixes em vários oceanos exóticos. Adicionar amigos no Segredos do Mar Já que a dinâmica é a mesma do Colheita Feliz, onde todos podem cooperar e crescer juntos, é muito importante ter vários amigos do Orkut jogando o Segredos do Mar. Entrando neste tópico você encontra várias pessoas que querem adicionar amigos no Segredos do Mar. Como aumentar o impulso de ouro no Segredos do Mar? O impulso é pra fazer os peixes produzirem moedas mais rápido. Para aumentar o impulso de ouro se deve colocar mais decorações, por exemplo... Qual o maior nível do Segredos do Mar? Não sei ao certo. Já que o jogo é relativamente novo, o maior nível que vi é 10. Mas já deve ter aumentado enquanto você lê este texto. Frases engraçadas dos peixes do Segredos do Mar Os peixinhos do seu oceano falam

Chrome não mostra acentos

Os acentos não estão funcionando no Chrome ? Também já passei por esse problema e, depois de fuçar em algumas configurações do navegador, consegui resolvê-lo. Então se liga aí, que a dica que passarei a seguir pode solucionar o seu problema! :D Texto com problemas de acentuação no Google Chrome Meu problema com acentos e símbolos no Chrome começou logo após baixar um pacote de fontes Helvetica. Ao detectar o problema, desinstalei a fonte, mas mesmo assim o problema persistiu. No final da contas, não descobri se a culpa foi mesmo da Helvetica ou se foi mera coincidência. Considerando que a Helvetica é uma fonte paga, talvez tenha sido um sinal divino de que não devo praticar pirataria, hehe. Mas, como eu disse no início, consegui resolver o problema ao fuçar nas configurações do Google Chrome. É só seguir as dicas a seguir: 1. No Chrome, clique no desenho das 3 listras lá no canto superior direito (o desenho fica logo abaixo do botão X - fechar); 2. Clique em Configurações