Como compactar um arquivo


Em informática, compactar um arquivo trata-se de diminuir o seu tamanho, para que ocupe menos espaço em disco e também para possibilitar que o upload e envio do arquivo seja mais rápido. Por esse último motivo, compactar arquivos ainda é uma ação primordial, mesmo em tempos onde os dispositivos de armazenamento (HD, cartão de memória etc.) têm cada vez mais capacidade.

Você não sabe como compactar um arquivo ou pasta? Então basta prosseguir com a leitura, que você irá aprender!


Como compactar uma pasta


Ao que tudo indica, novas versões do Windows já contam, nativamente, com a capacidade de compactar arquivos. No entanto, para fazer um artigo mais democrático, falarei sobre como compactar arquivos usando o WinRar, o principal programa do gênero, compatível com boa parte dos sistemas operacionais. Então, antes de mais nada, baixe e instale o WinRar. Você pode fazer o download no Baixaki, através dessa página.


Com o WinRar instalado, vamos à compactação:

1. Clique com o botão direito sobre o arquivo ou pasta que você deseja compactar;
2. Clique em Adicionar para "nome_do_arquivo/pasta.rar";
3. Pronto! você acabou de compactar o arquivo! Para renomear, clique com o botão direito do mouse na pasta, clique em Renomear e digite o novo nome.


Você também pode selecionar vários arquivos de uma vez só e compactá-los juntos. Eles irão ficar no mesmo pacote .rar. Tal ação é bastante útil quando se pretende enviar vários arquivos num e-mail, pois você só irá precisar anexar um único pacote compactado, em vez de vários arquivos, um por um.

•••

Para descompactar, é mais fácil ainda:

1. Clique com o botão direito sobre o arquivo .rar já compactado;
2. Clique em Extrair aqui ou, no caso de querer enviar os arquivos extraídos para outro lugar, clique em Extrair arquivos... e procure a pasta desejada.


No entanto, geralmente nem é necessário descompactar um arquivo para utilizá-lo. Basta dar dois cliques no arquivo .rar, que uma janela irá se abrir, mostrando todos os arquivos contidos no pacote. Então, basta você dar dois cliques no arquivo que deseja abrir.


•••

Curiosidade: também é que comum que se fale em zipar arquivos, passta zipada etc. Isto se deve ao fato de que o primeiro famoso programa compactador de arquivos se chamar WinZip.