Pular para o conteúdo principal

Como criar um Blog Empresarial eficaz

Em tempos onde a internet vem ganhando muito espaço como ferramenta de tomada de decisão por parte do consumidor, é fundamental que toda empresa utilize esse meio como canal de comunicação com o cliente. Para tanto, nada melhor que a criação de um blog empresarial (ou blog corporativo).

Fundamental, vale reiterar. Afinal, como já expomos no artigo como colocar minha empresa no Google, a presença na internet já não se trata de um diferencial competitivo, mas sim de uma obrigação, cujo não cumprimento faz com que a empresa em questão esteja um passo atrás.

Para auxiliar você, que já percebeu essa realidade, tratamos de buscar algumas dicas para criar um blog empresarial eficiente, dicas estas que você confere a seguir.


Como fazer um blog empresarial


Crie conteúdo relevante

Uma marca cujo público-alvo são homens ligados em automóveis não deve falar em moda feminina, obviamente. Será? A questão pode não ser tão simples. Marcas que trazem consigo o conceito de um certo estilo de vida, por exemplo, podem abordar conceitos atrelados a tal estilo de vida. Desse modo, o blog de uma marca de carros pode muito bem falar de moda masculina e comportamento, por exemplo. É uma questão de sensibilidade, em que o conteúdo editorial do blog deve estar alinhado aos interesses do consumidor.

Preze pela credibilidade

Se o objetivo do blog é tornar-se referência — e se não é, passe a tratar como —, e indispensável que se construa sua credibilidade junto aos leitores. Para tanto, verifique procedência e veracidade de qualquer informação a ser publicada no blog empresarial.

Não exagere na auto-promoção

Um leitor não entra num blog para ser bombardeado por propaganda. Procure alinhar a exposição de seus produtos ou serviços à publicação de conteúdos relevantes. Desse modo, você evita a "forçação de barra" e ainda estimula que o público compartilhe seu conteúdo de maneira natural (o que, consequentemente, funciona como publicidade gratuita para a marca).

Interaja com o público

Responda aos comentários, faça perguntas, peça opinião. Fazer com que o público sinta-se parte do processo auxilia na criação de afinidade com a marca.

Use linguagem adequada ao público

Engana-se quem acredita que conteúdo empresarial deve prezar por linguagem formal. A melhor forma de se comunicar é usar a mesma linguagem do interlocutor. Desse modo, uma marca cujo público-alvo são meninas adolescentes, deve conversar como uma delas, e não como um empresário de meia-idade, por exemplo.

Use de técnicas de otimização de buscas

Conhecida principalmente pelo seu nome em inglês, SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que têm como objetivo fazer com que uma página da internet apareça nas primeiras posições nos mecanismos de busca (em especial, o Google), de modo a atrair o público. Pense em quão proveitoso — e lucrativo — é, para uma marca de roupas, aparecer no no topo das pesquisas para o termo moda, por exemplo. Existem diversos profissionais e agências que trabalham com esse serviço, mas também existe muito conteúdo gratuito na internet tratando do assunto. Ocasionalmente, nosso blog também falta de SEO.

Invista em uma equipe dedicada ao blog

Comunicação é parte fundamental do trabalho de um empresa, e deve exercida por profissionais qualificados para tal função. Não pense que, por se tratar de um "mero blog", o blog corporativo deve ficar a cargo da recepcionista ou do seu sobrinho. Profissionais qualificados e designados especificamente para essa função são capazes de construir o conteúdo mais adequado à marca, além de conseguirem analisar os resultados e direcionar os futuros trabalhos.


•••

Com informações do Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Mini Fazenda - Dicas

Mini Fazenda é o novo jogo do Orkut e que ainda está em fase de testes. Para começo de conversa, o Mini Fazenda já apresenta duas características que nos dão a esperança de ser um jogo bem legal: • é desenvolvido pela Vostu, a mesma empresa responsável pelo sucesso Joga Craque ; • é um jogo de administração de fazendas, da mesma maneira que o Colheita Feliz , outro grande sucesso do Orkut. Só por isso, já podemos esperar que os dois jogos disputarão a atenção do público. Como jogar o Mini Fazenda Não tem mistério. Da mesma maneira que o Colheita Feliz, o jogo é bem intuitivo. A principal diferença - e que não chega a fazer diferença - é que você é um bonequinho dentro do jogo. Assim, quando você dá a ordem para colher os frutos, o boneco vai lá e faz o trabalho. No mais, é tudo bem parecido. Você compra sementes e animais, planta, colhe, decora a fazenda, vende o que colheu, etc. Diferenças entre o Mini Fazenda e o Colheita Feliz Além do que já falei sobre o bonequinho, outra diferen...

Colheita Feliz - Orkut

Colheita Feliz é a nova febre do Orkut . Na verdade eu não sei se a única rede social que disponibiliza o jogo é o Orkut, mas como eu jogo lá, digo que é a febre do Orkut. :D O que é o Colheita Feliz Colheita Feliz é um jogo online que roda no Orkut, no qual você administra uma fazenda. O jogo roda direto no seu navegador, então não é preciso fazer download do Colheita Feliz . Pelo que me consta, o jogo é muito semelhante ao Farmville do Facebook. Se você conhece esse jogo, não vai ter problemas com o Colheita Feliz. Mas se não conhece, aí vão algumas dicas... Como jogar Colheita Feliz no Orkut? Faça o seguinte: 1 - Entre na sua conta do orkut ; 2 - Vá na parte dos aplicativos ; 3 - Procure o Colheita Feliz ; 4 - Na tela de informações do aplicativo, clique em "Adicionar aplicativo"; 5 - Pronto! Você já conseguiu entrar no Colheita Feliz . Dicas para jogar Colheita Feliz Como já dito, no jogo você cuida de uma fazenda. Dá pra fazer o seguinte: 1 - plantar frutos; 2 - pl...

Programa abre mas fica minimizado

Um programa funcionava normalmente no seu computador, até que um dia você abre esse programa, ele aparece na barra de tarefas (a barra inferior), mas a janela do programa não abre . Além disso, nenhuma janela de erro aparece. É como se o programa estivesse minimizado e não houvesse como maximizá-lo. O que aconteceu? Pelo que vi internet afora, esse problema é bastante comum no Windows 7, embora o motivo não seja bem claro. Mas, apesar de não se saber ao certo a causa do problema, a solução é bem fácil. Basta fazer o seguinte: 1. Pressione Ctrl + Alt + Del ; 2. Selecione Iniciar Gerenciador de Tarefas ; 3. Na aba Aplicativos , clique com o botão direito do mouse sobre o programa que abre e fica minimizado; 4. Clique em Maximizar e pronto! Seguindo esse procedimento, é bem provável que a janela do programa apareça. Se não aparecer, talvez seu problema seja mais grave :\. Além disso, depois que você realizar esse procedimento uma vez, o programa voltará a funcionar normalm...