Como criar um Blog Empresarial eficaz


Em tempos onde a internet vem ganhando muito espaço como ferramenta de tomada de decisão por parte do consumidor, é fundamental que toda empresa utilize esse meio como canal de comunicação com o cliente. Para tanto, nada melhor que a criação de um blog empresarial (ou blog corporativo).

Fundamental, vale reiterar. Afinal, como já expomos no artigo como colocar minha empresa no Google, a presença na internet já não se trata de um diferencial competitivo, mas sim de uma obrigação, cujo não cumprimento faz com que a empresa em questão esteja um passo atrás.

Para auxiliar você, que já percebeu essa realidade, tratamos de buscar algumas dicas para criar um blog empresarial eficiente, dicas estas que você confere a seguir.


Como fazer um blog empresarial


Crie conteúdo relevante

Uma marca cujo público-alvo são homens ligados em automóveis não deve falar em moda feminina, obviamente. Será? A questão pode não ser tão simples. Marcas que trazem consigo o conceito de um certo estilo de vida, por exemplo, podem abordar conceitos atrelados a tal estilo de vida. Desse modo, o blog de uma marca de carros pode muito bem falar de moda masculina e comportamento, por exemplo. É uma questão de sensibilidade, em que o conteúdo editorial do blog deve estar alinhado aos interesses do consumidor.

Preze pela credibilidade

Se o objetivo do blog é tornar-se referência — e se não é, passe a tratar como —, e indispensável que se construa sua credibilidade junto aos leitores. Para tanto, verifique procedência e veracidade de qualquer informação a ser publicada no blog empresarial.

Não exagere na auto-promoção

Um leitor não entra num blog para ser bombardeado por propaganda. Procure alinhar a exposição de seus produtos ou serviços à publicação de conteúdos relevantes. Desse modo, você evita a "forçação de barra" e ainda estimula que o público compartilhe seu conteúdo de maneira natural (o que, consequentemente, funciona como publicidade gratuita para a marca).

Interaja com o público

Responda aos comentários, faça perguntas, peça opinião. Fazer com que o público sinta-se parte do processo auxilia na criação de afinidade com a marca.

Use linguagem adequada ao público

Engana-se quem acredita que conteúdo empresarial deve prezar por linguagem formal. A melhor forma de se comunicar é usar a mesma linguagem do interlocutor. Desse modo, uma marca cujo público-alvo são meninas adolescentes, deve conversar como uma delas, e não como um empresário de meia-idade, por exemplo.

Use de técnicas de otimização de buscas

Conhecida principalmente pelo seu nome em inglês, SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que têm como objetivo fazer com que uma página da internet apareça nas primeiras posições nos mecanismos de busca (em especial, o Google), de modo a atrair o público. Pense em quão proveitoso — e lucrativo — é, para uma marca de roupas, aparecer no no topo das pesquisas para o termo moda, por exemplo. Existem diversos profissionais e agências que trabalham com esse serviço, mas também existe muito conteúdo gratuito na internet tratando do assunto. Ocasionalmente, nosso blog também falta de SEO.

Invista em uma equipe dedicada ao blog

Comunicação é parte fundamental do trabalho de um empresa, e deve exercida por profissionais qualificados para tal função. Não pense que, por se tratar de um "mero blog", o blog corporativo deve ficar a cargo da recepcionista ou do seu sobrinho. Profissionais qualificados e designados especificamente para essa função são capazes de construir o conteúdo mais adequado à marca, além de conseguirem analisar os resultados e direcionar os futuros trabalhos.


•••

Com informações do Pequenas Empresas & Grandes Negócios.