Saber apresentar-se é fundamental, seja ao longo de sua vida social (afinal, a primeira impressão é a que fica), seja na hora de apresentar um trabalho acadêmico em Power Point ou uma proposta de negócio para um cliente. Pensando nos dois últimos casos, coletamos dicas da MonkeyBusiness, agência especializada em apresentações profissionais. Para conferir essas dicas e aprender como fazer uma apresentação, dê uma olhada no artigo a seguir!

Em uma suma, a criação de uma apresentação se divide em 3 etapas:
• o conteúdo que você domina ou tem disponível;
• a escolha do conteúdo relevante para a apresentação, em meio ao que se tem disponível;
• a disposição do conteúdo escolhido de maneira organizada para a apresentação.
Sendo assim, antes de ir para o computador e abrir o Power Point, estude o conteúdo e organize as ideias.
"Não mostre as notas. Toque a música!" (Hans Rosling)
Também preze pela relevância: o público consegue reter uma quantidade limitada de informações em uma apresentação, então saiba selecioná-las e apresentá-las de acordo com a linguagem do seu público.
Em termos mais palpáveis, é possível citar 8 dicas para o design de uma apresentação:
1. Pense em comunicar, não em decorar os slides
2. Transmita sua mensagem em imagens, afinal "uma imagem vale mais que mil palavras"
3. Use no máximo 2 fontes diferentes, senão vira bagunça
4. Tenha cuidado com as cores, para não prejudicar a visibilidade da apresentação
5. Quanto menos slides, melhor
6. Também tenha cuidado na escolha de fontes
7. Pense no design universal, e não no que você acha bonito
8. Cada slide tem que ser relevante e decisivo
Como exposto no primeiro ponto, o importante é comunicar. Sendo assim, o uso de animações é dispensável, a menos que elas sejam de fato a melhor forma de transmitir uma mensagem.
1. Conectar-se com o público: para tanto, sugere-se que o apresentador mostre o seu lado humano, seja diferente e busque causar emoção);
2. Gerar atenção ao diferente;
3. Promover a compreensão.
• Surpresa
• Determinação
• Credibilidade
• Emoções
• Histórias
• Ser um entusiasta do assunto apresentado
• Ser organizado, tanto com a apresentação quanto com o tempo
• Saber encontrar soluções para imprevistos
• Comunicar-se bem
Pecha Kucha: apresentação dividida em 20 slides com 20 segundos de duração cada (transição automática), totalizando 6min40seg.
Ignate: semelhante ao Pecha Kucha: mas com slides de 15 segundos, resultando em 5 minutos de apresentação.
7 slides:
• Slide 1: despertando a atenção
• Slide 2: situando a história
• Slide 3: mostrando o conflito
• Slide 4: criando tensão
• Slide 5: apresentando as escolhas
• Slide 6: apresentando as soluções
• Slide 7: provocando o público
•••
Para mais dicas para apresentações, acompanhe a página da MonkeyBusiness no Facebook.
(Confira, também, 10 dicas do TED para apresentações)

Em uma suma, a criação de uma apresentação se divide em 3 etapas:
• o conteúdo que você domina ou tem disponível;
• a escolha do conteúdo relevante para a apresentação, em meio ao que se tem disponível;
• a disposição do conteúdo escolhido de maneira organizada para a apresentação.
Sendo assim, antes de ir para o computador e abrir o Power Point, estude o conteúdo e organize as ideias.
Selecionando o conteúdo de uma apresentação
Ao bolar uma apresentação, não seja racional demais, afinal, dados e informações não são precisam ser obrigatoriamente chatos. A chave do sucesso é selecionar os melhores dados para sustentar a mensagem a ser passada com a apresentação, dando vida a esses dados, e injetando neles contexto e significado. Para tanto, nada melhor que contar histórias onde tais dados se encaixem, ou, melhor ainda, histórias que tenham alguma relação com a realidade do público (ou seja, também se faz necessário estudar e conhecer o público previamente)."Não mostre as notas. Toque a música!" (Hans Rosling)
Também preze pela relevância: o público consegue reter uma quantidade limitada de informações em uma apresentação, então saiba selecioná-las e apresentá-las de acordo com a linguagem do seu público.
Design de uma apresentação
Pensar no design (direção de arte) de uma apresentação é, antes de tudo, se colocar no lugar do público: o que eles gostariam de ver? Ao projetar uma apresentação, deixe de lado seus gostos e interesses; pense e estude os gostos do público.Em termos mais palpáveis, é possível citar 8 dicas para o design de uma apresentação:
1. Pense em comunicar, não em decorar os slides
2. Transmita sua mensagem em imagens, afinal "uma imagem vale mais que mil palavras"
3. Use no máximo 2 fontes diferentes, senão vira bagunça
4. Tenha cuidado com as cores, para não prejudicar a visibilidade da apresentação
5. Quanto menos slides, melhor
6. Também tenha cuidado na escolha de fontes
7. Pense no design universal, e não no que você acha bonito
8. Cada slide tem que ser relevante e decisivo
Como exposto no primeiro ponto, o importante é comunicar. Sendo assim, o uso de animações é dispensável, a menos que elas sejam de fato a melhor forma de transmitir uma mensagem.
Objetivos de uma apresentação
De modo geral é possível dizer que uma apresentação de sucesso deve concluir 3 etapas:1. Conectar-se com o público: para tanto, sugere-se que o apresentador mostre o seu lado humano, seja diferente e busque causar emoção);
2. Gerar atenção ao diferente;
3. Promover a compreensão.
Atributos de uma boa apresentação
• Simplicidade• Surpresa
• Determinação
• Credibilidade
• Emoções
• Histórias
Habilidades de um bom apresentador
• Ser bom ouvinte e entender o público• Ser um entusiasta do assunto apresentado
• Ser organizado, tanto com a apresentação quanto com o tempo
• Saber encontrar soluções para imprevistos
• Comunicar-se bem
Formatos de apresentação
Não existe uma regra quanto ao formato de uma boa apresentação, mas alguns vêm sendo bastante difundidos ultimamente:Pecha Kucha: apresentação dividida em 20 slides com 20 segundos de duração cada (transição automática), totalizando 6min40seg.
Ignate: semelhante ao Pecha Kucha: mas com slides de 15 segundos, resultando em 5 minutos de apresentação.
7 slides:
• Slide 1: despertando a atenção
• Slide 2: situando a história
• Slide 3: mostrando o conflito
• Slide 4: criando tensão
• Slide 5: apresentando as escolhas
• Slide 6: apresentando as soluções
• Slide 7: provocando o público
•••
Para mais dicas para apresentações, acompanhe a página da MonkeyBusiness no Facebook.
(Confira, também, 10 dicas do TED para apresentações)
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