Causas da Fobia


De acordo com estudos realizados na Universidade Emory, em Atlanta, Estados Unidos, a fobia — aversão exagerada ante situações, objetos, animais ou lugares — pode ser fruto de uma herança genética, trazida no DNA do indivíduo. Os pesquisadores responsáveis pelo estudo chegaram a essa conclusão após realizar testes com ratos, fazendo com que os animais associassem o odor da flor de cerejeira a choques elétricos. Depois que os animais se reproduziram, foi possível observar que duas gerações de crias demonstraram aversão ao mesmo odor.


Causas da fobia
Se você tem medo do Patati Patatá, você sofre de Coulrofobia,
embora Patatipatatafobia fosse um nome bem mais legal!


A descoberta sugere, portanto, que a fobia não é mero fruto da vivência pessoal, mas também da vivência dos antepassados. Na prática, isso significa que se você tem medo de palhaços é porque algum ancestral seu já teve uma experiência desagradável com um desses sujeitos de cara pintada.

Os resultados ainda não são conclusivos, mas, se comprovados, poderão ser bastante úteis para áreas como a neuropsiquiatria, estendendo o conhecimento científico quanto a possibilidade de hereditariedade em certas doenças psiquiátricas.


[The Telegraph]