Como calcular no Excel


O Excel, mais do que um programa que possibilita a fácil organização de itens em tabelas, é um aplicativo repleto de recursos utilíssimos. Até mesmo os especialistas em informática, que geralmente botam defeito nos produtos da Microsoft, reconhecem que o Excel é um produto notável desenvolvido pela empresa.

Pois bem, da ampla gama de recursos do Excel, os mais notáveis são os que permitem a realização de cálculos. E não falamos apenas de operações matemáticas simples, como subtração, adição, divisão ou multiplicação. O Excel possibilita cálculos complexos, úteis tanto para pesquisas científicas como para empresas organizarem suas finanças.

Mas suponho que você não esteja afim de papo, mas sim de aprender como calcular no Excel, né? Bom, já que as possibilidades são inúmeras, pretendo fazer vários posts sobre o tema. Começando pelas operações matemáticas simples:


OBSERVAÇÃO: Antes de mais nada, em qualquer cálculo que se vá fazer no Excel, é necessário digitar o sinal de igual (=) na célula que irá conter o resultado.

Como somar no Excel

Como calcular no excel. Como fazer cálculos no excel. Operações matemáticas no Excel
Figura 1 - Alguns números no Excel


Analisando a figura 1, digamos que você quer fazer uma soma entre a célula A1 (que contém o número 3) e a célula D1 (que contém o 22), e quer que o resultado apareça na célula D5. Então faz o seguinte:

→ seleciona a célula D5, digita = A1 + D1 e aperta Enter.

Mas se você deseja somar um intervalo inteiro de números na tabela, por exemplo do A1 até o E1, pode fazer o seguinte:

→ digitar = A1 + B1 + C1 + D1 + E1;
→ ou utilizar a fórmula SOMA. Basta digitar = soma(A1:E1).

Como subtrair no Excel

Para subtrair (fazer conta de menos) no Excel, a lógica é a mesma. Basta utilizar o sinal de menos (-) em vez do sinal de mais (+). Exemplo:

→ = D1 - A1

Como multiplicar no Excel

Para fazer multiplicação no Excel, é utilizado o asterisco (*) no teclado. Fica assim:

= D1 * A1

Como dividir no Excel

A divisão é feita com a barra para frente (/) do teclado. Fica assim:

= E1 / B1


O Excel também permite que se faça cálculos mais complexos, misturando várias operações matemáticas. Por exemplo, você pode fazer o seguinte:

= E1 / B1 + C1 * A1 - D1

Vale observar que o Excel respeita a precedência de operadores, ou seja, divisões e multiplicações são feitas antes de adições e subtrações. Ainda é possível utilizar parênteses ( ( ) ), para dividir melhor as operações. Tipo assim:

= (E1 / B1 + C1) * A1 - D1


Bem, por hoje é isso. Espero ter ajudado! =D
Deixe sua dúvida nos comentários para que eu possa responder num dos próximos posts da série.


Receba por e-mail