Melhores cursos técnicos


Cursos técnicos são uma boa opção para quem deseja ter uma especialização que facilite sua entrada no mercado trabalho, sem que haja a necessidade de passar em um vestibular e gastar muito com uma faculdade. Mas, embora seja mais fácil e mais barato entrar em um curso técnico, decidir qual deles fazer pode ser um dilema tão grande quanto escolher um curso universitário a seguir. Afinal, as opções de cursos técnicos são quase infinitas!

Para ajudá-lo nessa escolha, fomos atrás dos cinco cursos técnicos mais valorizados do momento, ou seja, aqueles que têm oferecido um bom número de vagas de emprego com salários bastante sedutores. O guia a seguir foi adaptado do site Guia da Carreira.


Curso técnico em edificações

O técnico em edificações é uma carreira técnica dentro da área da engenharia civil, área em constante expansão e que, consequentemente, vem abrindo cada vez mais vagas de emprego.
Atuando em parceria com profissionais da construção civil, o técnico em edificações é responsável por realizar tarefas práticas dentro da obra, auxiliando o engenheiro responsável a controlar o andamento da construção. Além da construção civil geral (casas e prédios ), o técnico em edificações também pode trabalhar em obras de infra-estrutura tais como estradas, pontes e represas. Além disso, o técnico em edificações geralmente é o responsável pelo treinamento e instrução dos ajudantes na obra, quando necessário.

Melhores opções de cursos técnicos, profissões com os melhores salários


Durante o curso técnico de edificações, o aluno estuda todo o conteúdo fundamental da engenharia civil, além de desenho técnico, segurança do trabalho e até mesmo preservação ambiental, pois este é um tema bastante em voga no momento.


→ Confira Cursos do Senac


Curso técnico em produção de alimentos

O técnico em produção de alimentos atua em empresas de processamento e produção de alimentos, nas áreas de pesquisa e controle de qualidade. Trabalhando no chão de fábrica, este profissional observa e avalia procedimentos, e ajuda a coordenar a equipe dentro da fábrica, enquanto o engenheiro de alimentos fica responsável pelo planejamento. Além disso, o técnico em produção alimentar também ajuda a determinar as porções e arranjos de ingredientes, testando na prática o que o engenheiro de alimentos planejou na teoria.

Curso técnico em produção de alimentos


O curso técnico de produção de alimentos fornece a preparação necessária para que o profissional atue no controle da qualidade, avaliando os resultados finais da fábrica e garantindo que os produtos atendam aos padrões de qualidade e sabor.


Curso técnico em meio ambiente

Como já dito anteriormente, a área ambiental tem sido foco de muita atenção na economia, graças a preocupação com desenvolvimento sustentável e tudo mais. Desse modo, os profissionais da área estão muito bem cotados no mercado, com inúmeras vagas de emprego à disposição - e sempre com ótimos salários.

Curso técnico em meio ambiente


O técnico em meio ambiente é um profissional prático, encarregado de tarefas de campo, tais como a coleta de amostras de solo ou a realização de testes químicos e biológicos. Trabalhando como principal auxiliar dos profissionais de gestão ambiental e engenharia ambiental, o técnico em meio ambiente pode trabalhar para laboratórios, indústrias, Governo e também em empresas especializadas em laudos ambientais. Este profissional também pode atuar em parques e áreas de preservação, fazendo monitoramento ou então auxiliando profissionais de medicina veterinária.


→ Confira Cursos do Senai


Curso técnico em petroquímica

O técnico em petroquímica é um profissional especializado nos estudos químicos do petróleo. O porquê desse curso estar bem cotado é óbvio, mas vale relembrar: com a descoberta do pré-sal, o Brasil tem potencial para se tornar uma das maiores potências petrolíferas do planeta!

Trabalhando em conjunto com profissionais de engenharia de petróleo e engenharia química, o técnico em petroquímica é responsável por análises de laboratório, determinando a qualidade de amostras de petróleo e também verificando a eficiência de combustíveis. Além disso, esse profissional também pode atuar na coordenação do trabalho em refinarias, treinando pessoal e verificando os níveis de produção e estoques de materiais.

Curso técnico em petroquímica


Durante o curso técnico em petroquímica, o aluno aprende grande conteúdo de química orgânica, noções de segurança do trabalho e realiza prática intensiva em laboratório de química.


Curso técnico em computação

Desde que o computador pessoal popularizou-se, tal curso tem sido bem cotado e promete manter-se nesse patamar por muito tempo.

O técnico em computação (também chamado de técnico de informática) é um dos cursos mais necessários para a indústria atualmente, visto que os computadores estão presentes em toda parte, desde as linhas de produção até a mesa do presidente da empresa. Especializado na manutenção dos computadores, tanto na questão de hardware (peças) como software (programas), esse profissional é responsável pela manutenção de máquinas, manutenção de servidores e também controle e instalação de redes. Além de trabalhar em empresas, o técnico em computação pode também abrir sua própria empresa e trabalhar realizando serviços externos, conferindo ao profissional uma autonomia inexistente em outras profissões.

As atribuições do técnico em informática não param por aí. Ele também pode ser capaz de desenvolver programas ou simplesmente auxiliar programadores mais avançados, realizando testes ou a mera instalação de sistemas.

Curso técnico em computação


Durante o curso técnico em computação, o aluno aprende programação básica, princípios de eletrônica, redes de computadores e realiza prática intensiva em laboratório de montagem de computadores.


→ Confira Cursos Grátis